Há uma nova sandália Havaianas. Tem uma particularidade. Já as viu?

A marca brasileira fez história na cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Como patrocinadora oficial do Comité Paralímpico Brasileiro (CPB), a Havaianas apresentou a sua nova sandália inclusiva, desenvolvida em cocriação com paratletas e com o CPB, integrando o uniforme oficial da delegação brasileira na cerimónia de abertura do evento.

Projectadas com o foco na inclusão, este lançamento reflecte o posicionamento da Havaianas enquanto marca que tem opções para o maior número possível de pessoas. Além disso, parte das receitas das vendas vai reverter para o Comité Paralímpico Brasileiro.

Desde 2021 que a Havaianas iniciou conversas com o Comité Paralímpico Brasileiro sobre o desenvolvimento de um produto mais inclusivo em cocriação com os paratletas e com o Comité.

«Havaianas é o uniforme oficial de todos os brasileiros. Para nós, ver este projecto inovador a ser lançado e visto num palco de alcance mundial como os Jogos Paralímpicos é um orgulho e uma emoção enorme. Estamos muito felizes e entusiasmados por ter um produto que, além de considerar mais pessoas, vai contribuir com o desenvolvimento de actuais e futuros talentos do desporto paralímpico», afirma Maria Fernanda Albuquerque, vice-presidente de Marketing Global da Havaianas.

«Parcerias como esta que estabelecemos com a Havaianas, que vão além do momento dos Jogos Paralímpicos, são de extrema importância para apoiarmos a trajectória dos atletas paralímpicos de forma contínua, oferecendo mais qualidade e infraestrutura para que se possam preparar e evoluir para os momentos de competição», comenta Mizael Conrado, presidente do Comité Paralímpico Brasileiro e bicampeão brasileiro paralímpico de futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008).

Com um design inovador e confortável, o desenvolvimento deste novo modelo de sandália da Havaianas decorreu em colaboração com os desportistas, que participaram em várias conversas e workshops com a equipa de Pesquisa & Desenvolvimento da Havaianas. Durante o período de criação e testes dos protótipos, a marca reuniu com diversos paratletas, garantindo que o produto correspondesse a várias necessidades. O calçado final tem uma sola de borracha injetada, variante ainda mais macia da borracha tradicional da Havaianas, uma ponteira que contém borracha, para auxiliar quem tem baixa precisão de movimentos, tecidos macios e respiráveis, que reduzem a fricção e possíveis feridas, e ajuste traseiro para deixar o chinelo mais firme e seguro nos pés ou nas próteses.

Foram realizados vários testes no laboratório do Centro de Inovação da Havaianas e no Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefactos (IBTeC). Ao longo do processo, foram desenvolvidos cinco protótipos até chegar à versão final.

Com o objectivo de assinalar este lançamento, a Havaianas apresentou uma nova campanha para os Jogos Paralímpicos com o mote “Havaianas: o uniforme oficial de todos os brasileiros”. Com conceito criativo da agência brasileira DOJO e produção da Immigrant, empresa produtora de filmes, o vídeo, com duração de 30 segundos, apresenta vários paratletas a experimentarem a nova sandália adaptada.

Por agora, a sandália inclusiva da Havaianas, está apenas disponível para compra no Brasil, através do website e nas lojas próprias.

Ler Mais