São estas as funções (e competências) mais procuradas em Saúde e Ciências da Vida (e os salários podem chegar aos 150 mil euros ano)
A empresa de recrutamento Michael Page lançou o estudo anual sobre a evolução das principais tendências de recrutamento para o próximo ano para quadros executivos, em empresas de grande dimensão. São estas as tendências para o sector de Healthcare & Life Sciences.
O sector mantém o crescimento, com o aumento do recrutamento em várias áreas funcionais, com foco nas Vendas e no Marketing. Todas as funções comerciais, ocupam o topo do ranking das funções mais recrutadas.
De salientar também o aumento significativo da procura por perfis especializados nas áreas Digital, Ecommerce e E-KAM. Seguem-se os perfis de Qualidade e Direcção Técnica (QP’s). Por outro lado, as posições que têm surgido com menor frequência são as funções do departamento Médico e Acesso ao Mercado (posições geralmente mais estáveis, mas que já tiveram anos de maior dinamismo).
Verifica-se uma clara aposta nos perfis de liderança/gestão de pessoas, nas posições a nível nacional, assim como nos profissionais com experiência de desenvolvimento de negócio em mercados externos. Este continua a ser também um “mercado de candidatos”, onde as pessoas procuram rever-se nos valores e cultura das empresas, revelando-se bastante atractivo para profissionais de outros sectores e de muita ambição para quem dele já faz parte.
De forma geral, as empresas continuam a procurar candidatos altamente especializados, mas valorizam a versatilidade, com backgrounds nas áreas das Ciências da Saúde, no entanto, contrariamente ao verificado noutros anos, este requisito já não tem sido um factor de exclusão. De notar que os MBA para funções de gestão e os PhD para funções mais científicas, continuam a ser uma mais-valia. O domínio do inglês, seguido do espanhol, fortes competências relacionais e analíticas, perfil, ou potencial perfil de liderança são, cada vez mais, factores decisivos nos processos de recrutamento.
No processo de recrutamento, as competências comportamentais dos candidatos para as funções a desempenhar são um requisito. Para funções seniores, valorizam-se percursos profissionais robustos, maturidade e, geralmente, um maior nível de compromisso. Para funções juniores, procura-se um background académico sólido, ambição e capacidade de trazer novas ideias. Nesta camada mais jovem têm-se encontrado maiores dificuldades na retenção de talento.
Em termos salariais, no topo da tabela de remuneração, o perfil de Business Unit manager/director pode auferir até 150 mil euros. Segue-se o de Sales & Marketing manager até 93 mil euros e Sales manager até 82 mil euros.