Hotelaria e sindicato acordam aumentos de mais de 6% nos salários mais baixos
A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e o Sindicato dos Trabalhadores do Sector de Serviços (SITESE) chegaram a acordo para aumentos de 6,1% nos salários mais baixos e 4,7% nos médios a partir de 1 de Janeiro.
Em comunicado enviado pela AHP, a associação patronal avançou que chegou a acordo com o SITESE, tendo sido assinada «a revisão das tabelas salariais do Contrato Colectivo de Trabalho (em vigor desde Dezembro de 2021, após revisão de fundo), para entrar em vigor a 1 de Janeiro de 2025».
Assim, o aumento acordado estende a subida de 6,1% do salário mínimo nacional aos outros níveis de remuneração até ao salário médio.
Nos salários médios, foi acordada uma atualização de 4,7%, conforme previsto no Acordo Tripartido sobre Valorização Salarial e Crescimento Económico para 2025-2028, fechado no âmbito da Concertação Social entre o Governo e parceiros sociais.
Ficou ainda pré-estabelecido o aumento do subsídio de refeição em 4,7%, a partir de Julho de 2025, um ano após o último aumento de 15%, e ficou acordado que as partes se vão voltar a sentar à mesa das negociações no último trimestre do próximo ano.
A AHP recordou que, em Junho de 2023, já tinha sido feita uma actualização de 6,7% nas tabelas salariais e, em Junho de 2024, foi definido um novo aumento médio de mais de 7%.
A associação, que representa 900 associados, destacou «por um lado, o sentido de responsabilidade que as empresas hoteleiras que representa demonstram, reconhecendo a relevância e respeito pelos trabalhadores da hotelaria, e, por outro, a longa relação que mantém com o SITESE e o seu vincado empenho na procura de um acordo equilibrado e evolutivo para o crescimento e sucesso contínuo do sector».