I Have the power: Formação e coaching para melhor liderar

Num mundo em transformação, os líderes precisam cada vez mais de se actualizar face aos novos tempos.

Com sete Academias de formação disponíveis (Excelência Pessoal, Educação, Liderança, Desporto, Wellness, RH& Coaching e Desenvolvimento de Negócios), a I Have the Power tem uma oferta variada para líderes, colaboradores e até para os seus familiares. A pandemia alterou alguns aspectos, nomeadamente na transição de alguns conteúdos para o online, mas Adelino Cunha, CEO da Solfut – I Have the Power, acredita que a experiência em alguns cursos “não se compara ao presencial”.

Quais as áreas de formação mais procuradas em tempos de pandemia?
De uma maneira geral, aquelas que têm a ver com o reforço do indivíduo, na área do desenvolvimento pessoal, e ainda conteúdos sobre como melhorar a performance das empresas, como lidar com a ansiedade, a depressão e o medo, e como liderar e motivar as equipas em teletrabalho.

 

De que forma a pandemia afectou as vossas metodologias de formação?
Em termos da estrutura modular, mantivemos de uma forma geral os módulos nos diferentes cursos que ministramos. Obviamente tivemos de parar o presencial, que entretanto já retomou com toda a força, e activámos os cursos em formato online, exceptuando os Practitioner de PNL, dado que consideramos que a experiência de ter um curso desses online não será a melhor; não se compara ao presencial.

 

Esta situação teve impacto também nos conteúdos programáticos, nomeadamente nas formações que passaram a ser ministradas online?
O impacto foi maior em cursos que se prolongaram no tempo, e aí tivemos de ajustar alguns dos timings de cada módulo para gerar uma excelente experiência online. Esta estratégia mostrou-se muito eficaz.

Nas palestras que demos online, quer para o público em geral, quer para empresas, a intensidade e empenho dos trainers aumentou para que a experiência de um cliente se tornasse altamente diferenciadora. Esta revelou-se também uma estratégia acertada.

 

Quais as mais-valias da vossa oferta de formação na área de Recursos Humanos?
Somos um sistema de treino com 7 Academias, que vão desde a Excelência Pessoal até à Educação. Isto permite oferecer aos nossos clientes algo único no mercado que é a possibilidade de tanto os filhos, colaboradores e quadros como os líderes das empresas poderem treinar, com diferentes programas e alinhados com o mesmo mindset, criando a mesma mentalidade e linguagem comum e assim evitar confusão, disrupção negativa e incongruência comportamental que acabaria por baixar os resultados das pessoas.

Com esta filosofia as pessoas melhoram, as empresas lidam muito melhor com as crises e melhoram os seus resultados, o que é demonstrado pela excelência de clientes corporativos que nos honram com a sua escolha para treinar as suas equipas.

Cada vez mais os Recursos Humanos, a gestão de pessoas e a gestão do talento de alto nível estão alinhados com o que preconizamos, e que deve incluir a formação combinada com a auditoria, “a posteriori”, para que se aplique efectivamente o que se aprendeu e não se converta a formação num custo quando deveria ser sempre um investimento.

 

As transformações que ocorreram na área de Recursos Humanos neste contexto de pandemia justificam ainda mais a necessidade de formação?
Claramente que sim, pois muitas pessoas ficaram afectadas negativamente e precisam de ferramentas para lidar e superar a crise.

 

As lideranças também vão precisar de mais formação com a transformação que está a ocorrer?
Na nossa opinião a liderança deve ser pelo exemplo. Logo, se os líderes não aprenderem, imagine-se o que vai acontecer com as suas equipas. Vale a pena questionar: quantas empresas de sucesso existem no mundo sem formação e conhecimento? Quantas pessoas de sucesso existem sem formação e sem gostarem de aprender? Isto responde sobre o que importa fazer.

 

Que necessidades as empresas que vos procuram pretendem colmatar através de formação?
Nós trabalhamos a parte comportamental e estamos aí focados. O que mais as empresas procuram são os nossos cursos de IHTP – Alto desempenho com PNL, para toda a gente poder ser melhor pessoa, as nossas Palestras Motivacionais, os nossos cursos IHTP Sales Mastery para as equipas comerciais, e os nossos cursos IHTP LEADER para treinar líderes para serem verdadeiramente líderes de equipas de alto desempenho.

Algumas empresas maiores contratam-nos para fazermos a Certificação em Coaching dos seus futuros Coaches Internos.

 

Que conselhos daria aos profissionais de RH no sentido de estarem constantemente actualizados?
Registarem-se no nosso site, subscreverem o nosso Blog, frequentarem os nossos cursos, agendarem uma reunião connosco para identificarmos as suas necessidades e os ajudarmos a alcançarem o que já fazemos com outras empresas e profissionais.

 

Quais as grandes tendências que se avizinham em termos de Recursos Humanos numa altura em que o futuro do trabalho parece estar a mudar de forma significativa?
O ambiente está confuso, nomeadamente em saber-se qual o peso do online versus presencial. Acredito que o que vamos ter mais será o ambiente de trabalho misto, que combinará actividade online com actividade presencial.

Esta dicotomia vai implicar que tenham maior criatividade, mais qualidade das lideranças, mais alinhamento na missão, visão e valores, pelo que vão necessitar de consultoria nessa área, coaching para colaboradores chave e formação para elevar o nível de consciência de todos.

 

As novas gerações irão obrigar a uma mudança de paradigma independentemente da pandemia?
Elas sempre puxam as sociedades para cima e para o futuro. Acredito que isso já está a acontecer e ainda bem que assim é.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Formação”, publicado na edição de Junho (n.º 126) da Human Resources, nas bancas.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais