IA e o futuro da Engenharia Informática vão estar em debate esta semana
No próximo dia 19 de Setembro, a Universidade Portucalense (UPT) vai debater o papel da Engenharia Informática na era da Transformação Digital e da forte implantação da Inteligência Artificial (IA).
O workshop “O Futuro da Engenharia Informática: O papel da academia nas tendências e transformações digitais”, decorre pelas 17h30 e reúne especialistas para explorar a importância da academia e das instituições de Ensino Superior no desenvolvimento de inovações tecnológicas.
O primeiro orador será Marco Araújo, head of R&D na Capgemini Engineering em Portugal, que apresentará a palestra “Do progresso estável ao surto explosivo: o impacto da recente evolução sem precedentes na Engenharia Informática”. Doutorado em Informática pela Universidade de Estocolmo, Suécia, e mestre em Engenharia Electrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro, Marco Araújo lidera actualmente a área de R&D na Capgemini, onde supervisiona projectos de inovação em áreas como 6G, cibersegurança quântica e condução autónoma de veículos. Com 17 anos de experiência em inovação tecnológica, a sua visão será fundamental para compreender como a IA e outras tecnologias estão a alavancar mudanças significativas na Engenharia Informática.
Pedro Henriques, CEO da Strongstep e membro do Ireland Portugal Business Network Advisory Committee, trará a palestra “Melhores práticas na engenharia de software vs inteligência artificial”. Especialista em Engenharia de Software, com mais de 25 anos de experiência em 12 países e com um vasto currículo na área, Pedro Henriques irá discutir a integração de IA na engenharia de software, e abordar as oportunidades e desafios que surgem dessa confluência.
«A Engenharia Informática está na vanguarda da inovação na era da transformação digital e a Inteligência Artificial é o exemplo mais recente. Tem-se destacado como uma das mais disruptivas e transformadoras tecnologias dos últimos tempos. Capaz de realizar tarefas complexas que anteriormente exigiam inteligência humana, a IA está a moldar a maneira como vivemos e trabalhamos», refere Maria João Ferreira, coordenadora do Mestrado em Engenharia Informática e Computação da UPT.
«Este workshop surge como uma oportunidade de compreender o papel crucial da Engenharia Informática na criação de sistemas inteligentes e na adoção de tecnologias emergentes», conclui.
Mais informações aqui.