Impactos do colapso do Silicon Valley Bank vão estar em debate na Católica Porto Business School
“Silicon Valley Bank: Lessons Learned” é o tema do próximo seminário da Católica Porto Business School. Um evento que se realiza nas instalações da universidade já a 24 de Maio, às 17h, e que vai juntar académicos, executivos e consultores da área da banca.
Será analisado em detalhe o caso do Silicon Valley Bank, percorrendo a sua recente evolução e os factos que conduziram à sua falência ordenada.
Procurar-se-á fazer uma comparação com os bancos do sistema financeiro Português, analisando as dimensões regulatórias no que respeita ao tratamento da carteira de activos e da carteira de depósitos, percorrendo também o tema da gestão do risco reputacional.
Gonçalo Faria, associate dean da Católica Porto Business School, explica que «neste seminário procura-se juntar personalidades com forte experiência em diferentes dimensões que um caso como o do Banco Silicon Valley encerra, com o intuito de fazer uma análise completa e objectiva de um caso tão surpreendente e conseguirmos retirar algumas lições».
Ao longo de duas horas vão ser muitos os subtemas e os oradores. Após a abertura da sessão, assegurada por Rui Soucasaux Sousa, dean da Católica Porto Business School, Gonçalo Faria introduzirá o tema “O Caso Silicon Valley Bank: Um caso surpresa?”. Já António Ramalho vai falar sobre “A gestão do Risco Reputacional, Comunicação e Transparência” e Luís Barbosa, partner da PwC, aborda “A Gestão do Risco de Taxa de Juro e a sua contabilização: Fair Value versus Amortized Cost”. “A gestão do Risco de Concentração de Passivo” é o tema abordado por Rui Fontes, Board Member do Novobanco (Chief Credit Officer).
Por último, a sessão encerra com a intervenção de Luís Costa Ferreira, head of Banking Prudential Supervision Department do Banco de Portugal, que abordará as conclusões e ‘lessons learned’.
O seminário “Sillicon Valley Bank: Lessons Learned,” organizado no âmbito do Curso Executivo de Banca para Empresas da Católica Porto Business School tem entrada é livre, sujeita a inscrição prévia que pode ser feita aqui.