IMT vai contratar cerca de 100 pessoas (algumas vagas serão preenchidas via concurso público para a Administração Pública)

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) vai reforçar os serviços com uma centena de trabalhadores, para melhorar o atendimento e o processamento de pedidos, e investir 2,5 milhões de euros na modernização dos sistemas informáticos.

Para fazer face aos constrangimentos que têm vindo a ser noticiados na capacidade de resposta dos serviços e no site do instituto, o IMT está a apostar na «capacitação em termos de recursos humanos e tecnológicos» de forma a «garantir a eficiência e a qualidade dos serviços prestados».

Do ponto de vista dos recursos humanos, está «a trabalhar no reforço na ordem das 100 pessoas, quer via qualificação interna, quer via concursos públicos e mobilidades dentro da Administração Pública».

«Até ao final de Junho, teremos mais 24 trabalhadores provenientes de concurso interno com a formação de examinador de condução concluída, o que, somando aos actuais 63 trabalhadores do IMT que desempenham essas funções, contribuirá efectivamente para a redução dos tempos de espera dos exames de condução», detalhou.

Segundo salientou, este indicador «já melhorou este ano em 10 dias face ao 2023, situando-se agora em 42 dias, em média».

Adicionalmente, o IMT diz estar, actualmente, «a aumentar a capacidade de resposta às solicitações da indústria transformadora de veículos», com a entrada de oito engenheiros para a área da homologação de veículos e quatro para a área da fiscalização, que iniciarão funções no início de Julho na sequência de concurso externo.

Por outro lado, ainda este mês vai abrir um concurso externo, «já autorizado», para a contratação de nove informáticos, estando prevista para o próximo trimestre a abertura de um outro concurso para recrutamento de 23 técnicos superiores nas áreas do planeamento, engenharia, análise estatística, relações internacionais, certificação profissional e outras, «nos termos da autorização governamental conferida por despacho de Março» passado.

Finalmente, e no âmbito de um procedimento concursal gerido e coordenado pela Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público, enquanto entidade de recrutamento centralizado, irão integrar o IMT mais 27 técnicos superiores nas áreas jurídica, económica, financeira, de gestão patrimonial e de planeamento.

Estes profissionais virão «reforçar a capacidade de tratamento de dados, produção e análise estatística, gestão e administração», encontrando-se «em fase de conclusão» a lista de candidatos referentes à área da gestão patrimonial.

Já do ponto de vista tecnológico, e questionado relativamente aos constrangimentos no site do IMT e no atendimento por «falta de sistema», o IMT recorda ter anunciado recentemente um investimento de 2,5 milhões de euros em novas tecnologias aplicacionais, a executar nos próximos 18 meses.

Segundo detalha, este investimento «será complementado por mais 500 mil euros em ferramentas e recursos para a gestão de projectos a ser realizada em colaboração com os especialistas do IMT».

O objectivo é modernizar os seus sistemas aplicacionais do instituto, adequando-os «à transformação que está a ocorrer no ecossistema da mobilidade e dos transportes a nível global».

«Este investimento permitirá acelerar o processo de simplificação administrativa que se iniciou no início deste ano nas áreas dos condutores, dos veículos e dos transportes, automatizando e retirando tempo substancial ao processamento dos mais de 1,5 milhões de pedidos a que o instituto responde anualmente nestas três áreas», remata.

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