Índice de Excelência é agora People Engagement Survey e expande-se para os mercados internacionais. As inscrições já estão abertas

Na sequência da estratégia de rebranding desenvolvida pela CEGOC, o “Índice de Excelência” é agora People Engagement Survey. A mudança de nome reflecte a ambição de expandir este estudo e respectivo benchmark para outros territórios onde o Grupo Cegos marca presença. Esta é uma ferramenta de gestão disponibilizada às lideranças, que permite aferir o nível de excelência e alinhamento das suas pessoas com várias componentes organizacionais, que impactam o seu envolvimento, satisfação e desempenho, assim como o cumprimento dos objectivos e resultados organizacionais.
Com esta redefinição da marca, pretende-se aumentar a sua visibilidade, incentivar a participação das empresas e destacar os benefícios de utilização da ferramenta para melhorar o envolvimento, satisfação e desempenho das equipas.
O People Engagement Survey contribui para alertar e suportar o tecido empresarial dos mercados onde se encontra para a importância e evolução das temáticas relacionadas com o clima organizacional e a gestão estratégica do ativo humano que tanta diferença fazem no cumprimento dos objectivos e resultados de negócio, assim como na atração e retenção de talento. Adicionalmente, ao permitir uma comparação com o mercado, seja por dimensão ou por sector de actividade, posiciona as organizações participantes face ao mesmo, o que possibilita a identificação de prioridades de atuação e até boas práticas vigentes.
Para ajudar todos os interessados a compreender esta evolução e o seus objetivos, a Cegoc inicia este mês uma série de quatro webinares. Neste primeiro evento, agendado para dia 17 de Setembro, às 17h00, com uma duração de 45 minutos, o professor Henrique Duarte e Gonçalo de Salis Amaral vão explicar de que forma o Índice da Excelência evoluiu até ao actual People Engagement Survey. Oportunidade para dar a conhecer de que forma esta transição pode gerar valor real para as organização, aos transformar as práticas de gestão de pessoas e aumentar a satisfação e retenção de talentos.
De acordo com Gonçalo de Salis Amaral, head of People & Culture Consulting da Cegoc, «o People Engagement Survey é o resultado de uma evolução constante de uma ferramenta que chega a um crescente número de empresas, no sentido de apoiá-las no trabalho contínuo junto das suas pessoas e stakeholders. E fruto da sua reputação, também por via da parceria com o ISCTE Executive Education, a consequência lógica de todo este processo é esta mesma internacionalização. Os mercados espanhol e brasileiro, pela sua proximidade ou afinidade cultural, permitirão, numa primeira fase, dinamizar o estudo e dar-lhe robustez. Somos já o estudo por excelência em Portugal ao nível envolvimento, satisfação e desempenho das organizações. Vamos sê-lo, também, além-fronteiras».
 
As inscrições para a 9º edição do People Engagement Survey podem ser feitas aqui e destinam-se a todas as empresas, que o poderão fazer de forma gratuita, até ao final do ano. Para quem pretender entrar no ranking de 2024, os questionários terão de ser respondidos até 15 de Dezembro.
O People Engagement Survey premeia organizações em categorias globais de dimensão, que são definidas por número de colaboradores. São elas as categorias de grandes empresas (mais de 251 colaboradores), de médias empresas (entre 51 e 250) e de pequenas empresas (entre 11 e 50). As organizações também vão ser premiadas por setor macro de actividade, nas áreas: BSSF – Banca, Seguros e Serviços Financeiros; CSP – Consultoria e Serviços Profissionais; HTDESE – Hotelaria, Turismo, Desporto Ensino e Serviços Comunitários; ICAP – Indústria, Construção e Actividades Produtivas; ITL – Infraestruturas, Transportes e Logística; RC – Retalho e Comércio; SF – Saúde e Farmacêuticas e TMT – Tecnologia, Media e Telecomunicações.