Worten põe Ricardo Araújo Pareira a dar as boas festas aos seus colaboradores. Inês de Castro explica a iniciativa, «que despoleta sorrisos e emoções»

O feedback do postal de Natal do ano passado foi tão positivo, que o Ricardo Araújo Pereira volta a surpreender os colaboradores da Worten nesta quadra natalícia. Além de proporcionar às equipas um «momento descontraído e carregado de boa disposição, tão necessário nesta altura de maior incerteza», é também uma forma de «agradecimento aos colaboradores por todo o trabalho e dedicação ao longo do último ano, tão desafiante», revela Inês de Castro, Head of People Worten.

Por Tânia Reis

 

Pelo segundo ano, a Worten teve um ajudante muito especial para preparar uma surpresa de Natal para os seus colaboradores. O humor tem a capacidade de aproximar as pessoas, e Ricardo Araújo Pereira já é reconhecido pelos colaboradores como parte da “família” Worten.

 

Já no ano passado recorreram ao humor na mensagem da comunicação de Natal para os vossos colaboradores. É resultado de “em fórmula que ganha não se mexe”?

No ano passado apostámos pela primeira vez numa comunicação interna de Natal diferente, com recurso ao humor, e com um protagonista que já é reconhecido pelos colaboradores como parte da “família” Worten e o feedback foi muito positivo. Este ano, voltamos a contar com o Ricardo Araújo Pereira na nossa campanha de Natal externa, assim como contámos em muitas campanhas ao longo do ano, pelo que faz todo o sentido repetirmos a dose no nosso Postal de Natal interno, desta vez numa óptica diferente.

 

Que significado tem esta iniciativa num momento tão incerto, a todos os níveis, que vivemos actualmente?

Com esta acção queremos essencialmente proporcionar às nossas equipas um momento descontraído e carregado de boa disposição, algo tão necessário nesta altura de maior incerteza. Esta é também uma forma de deixarmos uma mensagem de agradecimento a todos os nossos colaboradores por todo o trabalho e dedicação ao longo do último ano, tão desafiante para muitos, e desejar-lhes as Boas Festas com uma surpresa diferente e muito divertida.

 

E qual o impacto do humor, personificado no Ricardo Araújo Pereira (RAP)?

Este ano, vamos querer criar momentos insólitos e caricatos, com muito humor e boa disposição à mistura. O RAP, com seu humor característico, tem um impacto muito grande não só na comunicação externa que temos ao longo de todo o ano, mas também internamente, junto dos nossos colaboradores. O humor tem a capacidade de aproximar as pessoas, com muita naturalidade, e o Ricardo já faz parte da família Worten, pelo que é a escolha perfeita para nos ajudar com esta acção.

 

No ano passado juntaram um grupo de crianças filhas e filhos dos colaboradores Worten para cantar uma canção de Natal, dirigida pelo maestro Ricardo Araújo Pereira. Que surpresa prepararam para este ano?

Este ano, vamos surpreender completamente os nossos colaboradores, com a ajuda do RAP, que vai desejar as Boas Festas às equipas da Worten, de forma divertida, inusitada e muito próxima. Os colaboradores serão apanhados de surpresa, tanto na sede da marca, como na loja do Colombo. Sem qualquer explicação, o RAP distribuirá festas e “miminhos” a alguns dos colaboradores que se cruzarem com ele, dando origem a momentos caricatos, insólitos e repletos de boa disposição. No final, vamos revelar, através de uma legenda, um voto de “Boas Festas” a todos os nossos colaboradores.

 

 

Que impacto e reacções esperam alcançar junto dos colaboradores?

Esperamos sobretudo que os nossos colaboradores se divirtam com estes momentos mais insólitos e que sejam verdadeiramente surpreendidos. Queremos provocar sorrisos e, quem sabe, algumas gargalhadas! E também que tenham vontade de partilhar estes momentos, desejando um Feliz Natal, de forma bem-disposta, àqueles de quem mais gostam.

 

À semelhança do ano anterior, esta acção vai ser divulgada para o exterior?

Este é o nosso Postal de Natal institucional, para que a marca e os colaboradores possam desejar as Boas Festas. Neste sentido, a comunicação será divulgada internamente, via email e na app myWorten, para que cada um possa partilhar com quem quiser (parceiros, fornecedores, família e amigos), mas também para o exterior, nos meios de comunicação da marca onde seja pertinente passar esta mensagem, como é o caso das redes sociais Worten.

 

 

De que forma acredita que iniciativas como esta contribuem para o employee engagement e fidelização de talento?

O “toque humano” é, sem dúvida, uma das orientações mais fortes da nossa marca e está sempre presente seja para cliente ou colaborador. Este tipo de iniciativas, tal como um simples postal de Natal original, que despoleta sorrisos e boas emoções, são fundamentais para o contributo do nosso lado humano.

Na Worten, temos bem presente a importância das pessoas, do seu bem-estar e desenvolvimento, pelo que a nossa estratégia, no que diz respeito à Gestão de Pessoas, assenta em cinco pilares fundamentais: work-life balance; diversidade e inclusão; desenvolvimento e formação; melhoria contínua dos nossos líderes; melhoria contínua da employee experience suportada na tecnologia.

Para materializar esses cinco pilares, temos vindo a desenvolver diversos programas e iniciativas na  empresa, dos quais destaco o “Your Time”, o programa que promove a conciliação entre a vida pessoal e profissional das nossas Pessoas e que agrega uma série de iniciativas como: plano de férias Worten (atribuição de mais 2 dias de férias por ano),  incentivo aos estudos, com a atribuição anual de 500€ a qualquer colaborador que faça prova de ter transitado de ano, para estudantes até ao 12º ano ou equivalente e com a atribuição de bolsas de estudo – comparticipação de 100% das despesas – a colaboradores que revelem interesse em prosseguir os estudos, seja licenciatura, mestrado ou pós-graduação.

Preconizamos o modelo de trabalho híbrido, com dois dias no escritório e três dias de trabalho remoto, o flexiwork, que permite a flexibilidade de horário em funções em que tal seja possível, a licença sem vencimento Worten, que permite ao colaborador ausentar-se da empresa por um período, seja para estudar, viajar, participar num programa de TV, sem colocar em risco o seu posto de trabalho.

A redução do horário de trabalho permite ao colaborador optar por uma carga horária diferente durante um período temporal ou a título definitivo, desde que compatível com a função e a iniciativa dias extra, que permite ao colaborador tirar mais cinco dias de descanso, com o respectivo desconto no vencimento. Estas são algumas das iniciativas previstas no “Your Time”.

Destaco ainda o programa “Celebramos a igualdade e a diferença”, que corporiza o trabalho que temos vindo a desenvolver no campo da diversidade e inclusão e que tem como ponto de partida o reconhecimento de que na Worten, sendo uma empresa com uma dimensão significativa, com cerca de cinco mil colaboradores em Portugal e Espanha, somos todos diferentes, com diferentes necessidades seja por motivos de idade, estado civil, situação de parentalidade, ser trabalhador-estudante, saúde, hobbies fora da empresa, necessidade de suporte a familiares, maturidade profissional…

Tendo consciência desta diversidade, a Worten aposta não só na sensibilização e formação para a diversidade, como actua na promoção do work-life balance, formação e desenvolvimento de carreira que se adequem aos diferentes targets da empresa. Esta orientação para as pessoas e para a diversidade, associada ao nosso traço cultural mais forte – dar voz às pessoas e espaço para que acrescentem valor, é na verdade a estratégia de retenção mais poderosa que a empresa pode ter!

Por último, merece destaque o nosso trabalho contínuo na melhoria da employee experience suportada na tecnologia. A myWorten, app do colaborador, totalmente customizada às necessidades da nossa organização e das pessoas e o novo escritório Worten, no World Trade Center, desenhado à medida das nossas equipas e que promove o trabalho colaborativo e uma experiência diária suportada em soluções tecnológicas avançadas, são dois excelentes exemplos da evolução que temos vindo a fazer.

São todos estes programas e iniciativas que, no seu conjunto, reforçam o employee engagement, que se espelha nos resultados bastante positivos de eNPS (Employee Net Promoter Score) e outros surveys de auscultação frequente aos colaboradores.

 

Além desta, e considerando a realidade socioeconómica nacional, vão promover outras iniciativas em prol dos colaboradores nesta quadra natalícia?

No survey de engagement e noutras auscultações que fazemos às nossas equipas, a palavra “família” aparece com frequência nos campos de comentários. Este facto – colaboradores que se referem à empresa como a sua “segunda família” – é motivo de orgulho para a Worten, mas também traz à gestão uma enorme responsabilidade, no sentido de contribuirmos para o bem-estar geral das pessoas que trabalham na nossa empresa.

Estamos naturalmente preocupados com a realidade socioeconómica presente, nomeadamente com a crise da habitação e a conjuntura inflacionista, que tem vindo a agravar-se. Temos vindo a acompanhar o tema e a aplicar um conjunto de medidas que contribuam para minimizar o impacto. Neste sentido, aumentámos no ano passado o valor de subsídio de alimentação, atribuímos telemóveis e plano de comunicações a todos os colaboradores das equipas operacionais, com vínculo de efectividade, fizemos um reforço significativo salarial, no início deste ano, em funções operacionais, reforçámos a comunicação do programa “Somos Sonae” (programa este que nos permite, em parceria com a Cruz Vermelha, detectar casos de colaboradores em situação de maior vulnerabilidade e apoiar seja com suporte financeiro, jurídico ou social), atribuímos kits escolares aos filhos dos colaboradores para ajudar no regresso às aulas.

Levámos a cabo, no mês de Outubro, a “Semana da Saúde Mental”, em que proporcionámos diversos workshops, talks e dinâmicas sobre o burnout, os desafios da parentalidade, a importância do bem-estar físico e psicológico e reforçámos a comunicação sobre o benefício da medicina online, que permite acesso gratuito a consultas de psicologia, sono, gestão de stress e ansiedade, etc… Temos vindo a apostar também na literacia financeira dos nossos colaboradores.

Na quadra natalícia, mais especificamente, atribuímos cabazes de Natal, reforçámos o valor do variável mensal das equipas operacionais e fazemos os nossos jantares de celebração de Natal, como forma de agradecimento às equipas pelo esforço e empenho durante o ano e para promovermos, naturalmente, o convívio e o “toque humano” tão necessário.

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