Inscrições abertas para o “Global Management Challenge”

Inscrições abertas para o "Global Management Challenge"Começa em Maio a 34.ª edição do “Global Management Challenge”. Os interessados em participar nesta prova de estratégia e gestão têm até final de Abril para inscreverem as suas equipas.

As inscrições para o “Global Management Challenge 2013” estão a decorrer e são já várias as empresas que garantiram a presença das suas equipas. Quem quiser participar na competição tem até final de Abril para o fazer. A organização da prova espera que a participação este ano seja tão alta como em edições anteriores. A expectativa é para atingir as 512 equipas ou mesmo ultrapassar este número. Neste momento a SDG já contabiliza algumas centenas de equipas inscritas, distribuídas entre quadros, estudantes e mistas (quadros e estudantes).

A CPC.IS foi a primeira empresa a garantir a sua presença no “Global Management Challenge 2013”. Ao todo vai apoiar 15 equipas de estudantes, com especial incidência em estudantes de universidades do norte do País. Para Jorge Queiroz Machado, presidente-executivo da CPC.IS, a ligação a este desafio tem como objectivo «contribuir para o desenvolvimento e motivação dos estudantes e proporcionar um primeiro contacto com o mundo empresarial».

Tal como a CPC.IS também a Via Consulting está a apoiar equipas de estudantes, num total de dez. Vai optar preferencialmente por formações oriundas de engenharia. A ligação desta empresa ao “Global Management Challenge” começou em 2008 e Luís Sant’Ana Pereira, presidente do conselho de administração desta organização conta que «queremos com esta escolha fomentar a relação entre o mundo académico e o empresarial». Acredita que ao integrarem a prova os estudantes têm a oportunidade de enfrentar casos reais, aplicando os conhecimentos teóricos adquiridos.

Vasco Falcão, director-geral da Konica Minolta Portugal vai também apoiar dez equipas de estudantes. Fá-lo com o intuito de proporcionar uma oportunidade formativa à comunidade estudantil e como forma de contactar com jovens talentosos que possa vir a recrutar. «Nos processos de recrutamento que efectuamos gostamos de observar o potencial em situações diferentes como a que o “Global Management Challenge” proporciona», refere Vasco Falcão.

Para Miguel Henriques, presidente da Lena Ambiente e Energia, empresa do Grupo Lena, o “Global Management Challenge” é um bom instrumento de formação que simula situações da vida real das organizações e coloca os participantes perante questões com que os gestores se debatem diariamente. A empresa que dirige vai apoiar cinco equipas mistas. «A ideia é colocar os nossos quadros em interacção com jovens estudantes», afirma.

Ao contrário do Grupo Lena, a PrimeIT vai apoiar duas equipas de quadros. Ricardo Carvalho, CEO da PrimeIT, acredita que ao passarem por esta experiência os seus quadros terão a oportunidade de se aperceberem da importância da tomada de decisão e aprenderão a lidar com as consequências das opções tomadas.

Tal como em anos anteriores a Zon Multimédia vai apostar em dez equipas divididas em cinco de estudantes e cinco de quadros. «Queremos que os nossos colaboradores ganhem sensibilidade para o que é gerir uma empresa», revela Luís Moura, director de Recursos Humanos desta estrutura. Ao apoiar equipas de estudantes a Zon acredita estar a contribuir para a formação de jovens universitários. Quer ainda ter maior contacto com esta população.

Os patrocinadores oficiais para além do seu apoio à competição também marcam a presença com equipas, como por exemplo, a Accenture Portugal e a Central de Cervejas. A primeira empresa, a Accenture, aposta em 40 equipas, das quais, 35 equipas de estudantes e 5 de quadros. José Galamba de Oliveira, presidente da Accenture Portugal refere que «o Global Management Challenge possibilita a estudantes e quadros uma oportunidade de aprendizagem, trabalho em equipa e partilha de experiências».

A segunda empresa, Central de Cervejas, fica-se nas cinco formações mistas que vão ser constituídas com colaboradores, clientes, parceiros de negócio e fornecedores. «Pretendemos com esta escolha e através da competição possibilitar a todos os agentes envolvidos no nosso negócio, o enriquecimento das suas competências e estratégias de gestão e de teambuilding, proporcionando-lhes um contacto directo com as realidades inerentes à gestão», comenta Nuno Pinto de Magalhães, director de Comunicação e de Relações Institucionais da Central de Cervejas.

Mais informações: Aqui

 

 

 

Ler Mais