Insolvências de PME aumentaram 50% em 2012
O número de insolvências aumentou 50% em 2012 e as perspectivas apontam para um agravamento deste cenário em 2013, segundo a Confederação Nacional das Micro Pequenas e Médias Empresas (CONAMPE).
João Pedro Soares afirmou que «’perante as políticas e as perspectivas, o ano de 2013 vai ser muito pior que 2012», segundo a rádio “Renascença”. O presidente da CONAMPE acrescentou que o organismo antevê «um turbilhão de falências e insolvências».
Apostar nas micro e médias empresas do mercado interno, pela diferenciação fiscal e através da aposta da Caixa Geral de Depósitos como banco do Estado, são algumas medias apontadas pelo dirigente como forma de atenuar o cenário que se afigura a estas empresas. A facturação electrónica, que entra em vigor a partir de Janeiro deve, na opinião do dirigente, ser reconsiderada.
O Instituto Informador Comercial divulgou, no início de Dezembro, que desde Janeiro se extinguiram perto de 5.800 empresas. O número representa um acréscimo de 1.700 unidades face a igual período do ano anterior.