Instituto Piaget lança projecto para apoiar a saúde mental e o bem-estar dos estudantes
O Instituto Piaget lançou o projecto ConCentrARTE, uma iniciativa a três anos que conta também com o apoio financeiro da Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES). O projecto está focado na prevenção, promoção e prestação de cuidados de saúde mental e bem-estar aos 3500 estudantes que frequentam os quatro campus do Piaget, de norte a sul do país: Vila Nova de Gaia, Viseu, Almada e Silves.
O Piaget justifica esta aposta pelo facto de a saúde mental dos jovens universitários em Portugal ser cada vez mais uma preocupação central das instituições de ensino superior.
O ConCentrARTE adopta um modelo de cuidados distribuído por oito etapas, que abrange actividades estruturadas com o objectivo de fornecer apoio gradual e personalizado, conforme as necessidades de cada estudante.
Os estudantes do Instituto Piaget terão também acesso gratuito a intervenção psicoterapêutica individual e em grupo, assegurada por psicólogos e enfermeiros especialistas.
Está ainda previsto o encaminhamento de estudantes para instituições de saúde quando forem identificados casos mais graves, em que as intervenções contempladas no ConCentrARTE não sejam suficientes.
A entrada no Ensino Superior é perspectivada, pela maioria dos estudantes, como uma oportunidade de promoção do seu desenvolvimento intelectual, pessoal e social. Nesta transição de vida, o estudante é confrontado com uma série de desafios e mudanças, que exigem uma resposta adequada e eficaz, de forma a experienciar uma adaptação positiva e satisfatória.
É neste contexto que a instituição de ensino superior destaca, por exemplo, o programa de mentoria “Mentoring The Future”, onde estudantes de anos mais avançados no Piaget assumem o papel de mentores, ajudando os novos alunos a integrarem-se na vida académica, aumentando a inclusão e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais entre estudantes.
Além do programa de mentoria, o projecto ConCentrARTE inclui também actividades de prevenção e promoção da saúde mental, rodas de conversa sobre temas de saúde mental, oficinas de Body & Mind (actividade física e mindfulness), e a capacitação dos docentes em literacia de saúde mental, preparando-os para apoiar mais eficazmente os estudantes.
O Piaget adianta ainda que todo este processo já iniciou em Julho passado, com a formação de seis docentes oriundos dos quatro polos académicos, conduzida pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama.