IPAM cria plataforma de apoio à internacionalização de PMEs
IPAM – The Marketing School do Porto acaba de lançar uma plataforma on-line de apoio à exportação e internacionalização das empresas nacionais.
O objectivo do website é que os empresários de pequenas e médias empresas possam, através do conhecimento das dimensões culturais do país onde a organização que representa opera ou pretende vir a operar, possa aumentar o potencial de sucesso nas negociações/conversações e reduzir o risco de mal entendidos e conflitos que, em alguns casos, pode “deitar por terra” toda a estratégia da empresa.
Ao todo, são analisados 66 países, sendo que a escolha foi feita com base no volume de exportações de Portugal com os diferentes países do mundo.
O portal foi recentemente entregue à AICEP para que possa chegar a todos os empresários associados e, paralelamente vai ser enviado para as embaixadas estrangeiras e organismos dos PALOP.
O portal reúne, entre outras, informações sobre aspectos de etiqueta a ter em consideração durante reuniões e encontros de negócios, cuidados a ter aquando da escolha de presentes para os anfitriões de cada país, conselhos sobre o que vestir e não vestir durante as visitas de negócios aos respectivos países, costumes específicos a ter em consideração durante almoços de negócio, cuidados a ter aquando da mera troca de cartões de visita e até expressões que em cada um dos países são consideradas calão. A plataforma demorou cerca de três meses a ser desenvolvida e está disponível neste site.
Na Jordânia, se for oferecida uma bebida ou haja um convite para tomar uma bebida depois do encontro, é educado declinar a primeira vez após a qual a oferta será prorrogada novamente, duas vezes ou mais. Já na Alemanha, é aconselhável enviar uma nota de agradecimento escrita à mão no dia seguinte para agradecer à(o) anfitriã(o) a hospitalidade. Estas são apenas algumas das dicas que podem ser consultadas no portal, e que se podem revelar valiosas num período em que a internacionalização e a globalização se assumem como apostas fulcrais para o crescimento das empresas e para o desenvolvimento da economia nacional.