Já acabou os “livros de Verão”? Veja estas três sugestões para renovar a sua prateleira para Setembro

Com o início do mês de Setembro, o Grupo Almedina deixa novas sugestões de leitura.

 

A história esquecida do liberalismo, de Helena Rosenblatt
Conduzindo o leitor da Roma antiga até ao presente, Helena Rosenblatt examina a evolução da palavra «liberal» e «liberalismo», dando a conhecer os debates acalorados que tiveram lugar em torno do seu significado. O liberalismo será a mera expressão do poder político da burguesia ou a defesa intransigente dos direitos e liberdades individuais? Terão os liberais excluído sempre a necessidade da intervenção do Estado para reduzir assimetrias?

Ao responder a estas e outras perguntas, a autora desmistifica o mito popular do liberalismo como uma tradição exclusivamente anglo-americana. Este livro lança as bases para uma discussão mais construtiva sobre o futuro da democracia liberal.

 

As dificuldades do socialismo, de John Stuart-Mill
Os escritos que constituem este volume enquadram-se na filosofia política e, tendo todos eles o tema da liberdade, complementam de um modo muito substancial o livro que Mill dedicou ao tema. São escritos pouco conhecidos, estudando-os, descobre-se em Mill uma forma de liberalismo que, ao invés do que sobre a Liberdade possa eventualmente fazer esperar está longe da posição extrema dos libertários.

 

Felizmente as árvores são grandes, Maria Judite de Carvalho
Uma das vozes mais importantes da literatura do século XX, Maria Judite de Carvalho distinguiu-se pela qualidade e profundidade da sua obra. Para além de contos, crónicas, romances, poesia e teatro, a autora escreveu, sob pseudónimo, cerca de 30 poemas infantis. São essas três dezenas de poemas, a maioria deles inéditos, que estão compilados nesta edição ilustrada por Cátia Vidinhas e onde se inclui a digitalização dos textos originais.

 

Ler Mais