Já há uma empresa com uma área de recrutamento especializado de pessoas com deficiência e grupos minoritários
A Randstad lança nova área de negócio dedicada ao recrutamento inclusivo, dando assim continuidade ao trabalho desenvolvido pela empresa no âmbito da integração dos grupos minoritários no mercado de trabalho.
Com uma abordagem especializada, esta nova área pretende apoiar as empresas na contratação de profissionais com incapacidade igual ou superior a 60% e/ou outros grupos minoritários que, no âmbito das suas políticas de diversidade e inclusão sejam, igualmente, passíveis de ser considerados, viabilizando a inclusão de candidatos de diversos grupos e origens.
«A área conta com o know-how de uma consultora, com mais de seis anos de experiência, no sector social, na inclusão socioprofissional de pessoas com incapacidade, aliada à experiência dos restantes consultores da Randstad com um forte conhecimento sobre o mercado de trabalho. Uma equipa que pretende assim trazer uma maior robustez a esta área de recrutamento inclusivo com o objectivo final de garantir a inclusão socioprofissional destes perfis no mercado de trabalho», lê-se em comunicado.
Alguns dados da Comissão Europeia revelam que, a nível Europeu, cerca de 87 milhões de pessoas têm alguma forma de deficiência, mas que apenas metade estão empregadas, comparativamente com três em cada quatro pessoas sem deficiência. Para além disto, 28,4% das pessoas com deficiência estão em risco de pobreza ou exclusão social.
«Estes dados revelam que mais de metade das pessoas com deficiência se sentem discriminadas nomeadamente no que diz respeito às suas capacidades para a integração no mercado de trabalho. Com a entrada da Lei das Quotas tornou-se premente a contratação destes profissionais, assim como o aumento da sua relevância na estratégia de equidade, diversidade e inclusão de cada organização», afirma Sofia Valentim, manager da área de recrutamento inclusivo da Randstad.
Com abrangência a nível nacional, a área de recrutamento inclusivo da Randstad cobre todo o espectro de funções, desde os perfis mais indiferenciados, aos quadros médios e superiores e pressupõe o acompanhamento do candidato em todas as fases do processo.