Já não é só o cartão de cidadão e a carta de condução. Agora já pode ter 16 documentos na app gov.pt (com valor igual aos documentos físicos)

A aplicação Gov.pt, que pretende integrar as aplicações digitais do Estado num canal único com 16 documentos, como o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução e o Seguro Automóvel, já está disponível.

Criada com o intuito de «modernizar e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos», esta ferramenta está disponível de forma gratuita «nas lojas de aplicações para smartphones» e «unifica as plataformas “ID.gov” e “Autenticação.gov», explica o Ministério da Juventude e Modernização, em comunicado enviado às redacções.

«Entre as funcionalidades, destaca-se a disponibilização de 16 documentos oficiais em formato digital, como o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução, o Cartão do Aluno e o Seguro Automóvel, garantindo acesso rápido e simplificado», acrescenta.

Por outro lado, além de possibilitar a adesão à Chave Móvel Digital através da tecnologia biométrica, a aplicação permite ainda a «validação segura de documentos digitais e a assinatura digital qualificada com pleno valor jurídico, proporcionando segurança e agilidade aos utilizadores».

Outra das funcionalidades diz respeito à possibilidade de autenticação por QR Code.

«Para os cidadãos e empresas, a gestão centralizada das autorizações dos cartões digitais marca mais um passo na conveniência e segurança do sistema digital governamental», refere a mesma nota.

Segundo o Governo, esta é a primeira versão da Gov.pt, dado que «no futuro» a aplicação vai integrar outros serviços «incluindo notificações personalizadas para informar os cidadãos sobre obrigações e eventos relevantes».

«Contará ainda com um assistente virtual multilíngue, desenhado para esclarecer dúvidas e fornecer informações detalhadas, bem como uma área reservada onde será possível consultar o histórico e o estado de todas as interações realizadas», lê-se ainda.

Em Julho, o Governo apresentou um pacote de 15 medidas, tendo em vista simplificar e desburocratizar a relação dos cidadãos e das empresas com a Administração Pública.

Esta aplicação reforça, por um lado, «a abordagem omnicanal, com a integração entre canais digitais (portal e app) e físicos (atendimento telefónico e presencial» e, por outro, permite que os «cidadãos possam optar, de acordo com sua preferência, pela forma mais conveniente de interação com os serviços públicos», remata.

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