Já são conhecidos os vencedores dos Prémios do Observatório de Comunicação Interna
A Central de Cervejas e Bebidas, Abreu Advogados, Novo Banco, Leroy Merlin, El Corte Inglés Portugal, INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica, e as alunas Raquel Gomes, da Faculdade de Ciências Humanas – Universidade Católica Portuguesa, e Cristiana Ruivo, da Escola Superior de Comunicação Social, foram os grandes vencedores da XIII Edição dos Prémios do Observatório de Comunicação Interna (OCI).
A cerimónia de entrega dos prémios OCI decorreu no dia 12 de Setembro e contou com a presença de Mariana Carreira, membro do Conselho de Administração da Make-A-Wish Portugal, que presidiu o júri, juntamente com outros 11 jurados: Atrevia e Universidade Católica (membros do Conselho Fundador do OCI), Banco Santander, BP, Coca-Cola Europacific Partners, EDP, Fidelidade, Grupo Nabeiro, Lidl, Jerónimo Martins, José de Mello, Perfumes & Companhia e Novartis (membros do Conselho assessor do OCI).
A Central de Cervejas e Bebidas foi distinguida na categoria Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) com o projecto “Juntar os Mundos”, que visou sensibilizar os colaboradores para a importância do seu contributo na estratégia global, conectando-os com as comunidades e evidenciando o seu papel no processo.
A Abreu Advogados foi premiada na categoria Estratégia Integrada de Comunicação Interna pelo projeto “30 Anos A Colocar O Futuro em Prática”, uma iniciativa que celebrou os 30 anos da marca e promoveu diversas actividades internas focadas no desenvolvimento pessoal e profissional, acompanhando o crescimento da sociedade.
O Novo Banco foi reconhecido na categoria Estratégia para a Gestão da Mudança e Transformação com o projecto “É Agora”, cujo principal objectivo foi reforçar a cultura organizacional, promovendo a inovação e fortalecendo a colaboração entre as diferentes equipas.
A Leroy Merlin venceu na categoria Eventos Internos com o projeto “Festival dos 20 Anos”, um evento único que envolveu as várias equipas da empresa, responsáveis pela sua construção, e que se destacou como o primeiro festival DIY do mundo.
O El Corte Inglés foi premiado na categoria Inovação e Transformação Digital na Comunicação Interna com o projecto “NEXO 360”, que marcou um ponto de viragem na comunicação interna, ao reformular a forma como a empresa se comunica com os seus colaboradores.
O INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica recebeu o Prémio Distinção do Júri pelo projecto “INEM e Família: Missão em Equipa!”, que introduziu medidas vantajosas para os profissionais ao longo das diferentes fases do seu ciclo de vida, com o objectivo de aumentar o bem-estar e a felicidade organizacional.
Na categoria de Melhor Trabalho Académico Geral, o prémio foi atribuído a Cristiana Ruivo, da Escola Superior de Comunicação Social, pela tese “A Utilização do Employee-Generated Content nos Social Media e o Engagement dos Colaboradores”.
Já na categoria de Melhor Trabalho Académico da FCH-UCP – Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, a vencedora foi Raquel Gomes, com a dissertação “O Papel Estratégico da Comunicação Interna na Cultura de Organizações com Práticas de Teletrabalho – Um Estudo Centrado nas Perceções dos Colaboradores do Grupo Ageas Portugal”.