Joana Garoupa é a nova Chief Operating Officer da Omnicom Media Group Portugal

Joana Garoupa assume a partir do próximo dia 15 de Setembro as funções de Chief Operating Officer (COO) do Omnicom Media Group em Portugal. Junta-se à equipa liderada por Luís Mergulhão para assumir diversas áreas de desenvolvimento do negócio, o acompanhamento, monitorização e gestão das agências, unidades e empresas que integram o grupo, bem como o new business.

 

A nova COO começou o seu percurso em agências de Publicidade, Relações Públicas e depois de uma curta incursão pela SonaeCom, liderou o Marketing e Comunicação da Siemens, onde teve a oportunidade de trabalhar em contexto internacional e de multinacional.

Coordenou na Galp a equipa que teve a responsabilidade de definir a estratégia da identidade da marca e do seu portefólio institucional numa dúzia de geografias. Deixou a empresa em 2022 como directora-geral da Fundação Galp, ano em que lançou o livro “Manual de sobrevivência para o mundo corporativo”.

Licenciada em Comunicação Empresarial, tem uma pós-graduação em Gestão pela Universidade Nova, Joana Garoupa estudou Sustainable Business Strategy em Harvard (HBS), Advance Management in Energy na AESE e Future, Strategic design and Innovation no ISEG.

Em 2020, foi nomeada Marketeer do Ano pela Marketeer, publicação do Multipublicações Media Group, e está no top 5 dos marketeers mais admirados em Portugal em 2022 (Scopen).

Sobre o novo desafio, Joana Garoupa destaca que «o grupo Omnicom tem uma credibilidade e um legado muito forte em Portugal e é uma honra» sentir que pode contribuir para a sua evolução e crescimento. «O que me move neste desafio é a possibilidade de, neste contexto, poder desafiar a indústria de media a reimaginar o seu papel na vida dos consumidores, e a partir daí, assegurar a construção de relações fortes com as Marcas. Acredito que estou no sítio certo para capitalizar a minha experiência no mercado português e internacional, aplicar o que de melhor se faz no Omnicom Media Group no mundo e ajudar os anunciantes a fazerem o “connect the dots” das diferentes vertentes que são essenciais hoje em qualquer operação de marketing holístico do actual mundo data-driven.»

Por sua vez, Luís Mergulhão, presidente e CEO do grupo, sublinha que  considera que «as características, capacidades e experiências que Joana Garoupa vão ser um elemento crucial na contínua construção e redesenho da operação do Omnicom Media Group no nosso país», num contexto em que , todos os dias, enfrentam «conjuntamente com as marcas e empresas parceiras, desafios fortes – por vezes surpreendentes -, que importa vencer, e para os quais a inovação e foco nos objectivos traçados são fundamentais.»

Ler Mais