João Albuquerque eleito presidente da ACIB
João Albuquerque é o novo Presidente da Associação Comercial e Industrial de Barcelos – ACIB, na sequência de eleições recentemente realizadas.
Depois de ter sido director-geral da associação, assume agora a liderança desta estrutura empresarial responsável pela dinamização de mais de 40 mil empresas, que facturam 10 mil milhões de euros por ano.
Licenciado em Engenharia Industrial, João Albuquerque é Consultor Internacional na área de desenvolvimento empresarial e regional, com ênfase no sector industrial e em programas de Formação Profissional. É um dos grandes defensores da indústria têxtil e do comércio local por via das iniciativas que tem vindo a dinamizar, em áreas como a formação, consultoria e promoção.
É igualmente Vice-Presidente da Federação Europeia “Vitrines d’Europe” e da Câmara de Comércio Portugal-Roménia. Esteve, aliás, ligado à conceção do modelo de intervenção do Projecto de Urbanismo Comercial em Barcelos e do modelo do Parque Industrial da ACIB (o primeiro construído em Portugal por uma associação empresarial), e foi director-executivo do Congresso Europeu do Comércio Urbano.
Gestor de projectos de cooperação, coordenou ainda vários estudos sectoriais e regionais, tais como “A Economia da Região Minho” ou a “Internacionalização PME do Baixo-Cávado”.
Num mandato especialmente relevante para a ACIB, tendo em conta o actual contexto socio-económico, João Albuquerque assume o desafio de encontrar soluções que permitam aos empreendedores do Vale do Cávado continuar a contribuir para a riqueza nacional e constituir-se como um motor de desenvolvimento da Região e do País.
A Associação Comercial e Industrial de Barcelos é uma das mais representativas associações do país, com um historial de mais de 100 anos.
Tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento da região do Vale do Cávado, cuja zona geográfica envolvente tem quase um milhão de pessoas e reúne cerca de 40 mil empresas, com um volume de negócios de 10 mil milhões de euros. A ACIB é também uma das mais importantes entidades formadoras em Portugal: desde 2007 promoveu formação para jovens e adultos com um total de 24 600 formandos e um volume de formação de mais de 3 400 000 horas, a par de uma intervenção em 275 empresas envolvendo milhares de ativos e 910 cursos dentro das empresas, bem como consultoria, orientação e gestão.