![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2011/09/quatro1.jpg)
Líderes de empresas cautelosos com perspectivas económicas em Portugal
Um estudo da consultora Stanton Chase revela o pessimismo dos executivos inquiridos, com 51% a acreditar na degradação da economia do país nos próximos dois anos.
O CEO Survey da consultora Stanton Chase International sondou centenas de CEOs, directores-gerais e country managers de empresas nacionais e internacionais a trabalhar em Portugal sobre as perspectivas económicas para o país. O que sobressai, diz a consultora, é cautela face ao contexto actual.
Neste inquérito, efectuado no primeiro trimestre deste ano, o sentimento negativo é notório, com 51% dos inquiridos a mostrar-se pessimista ou muito pessimista com as perspectivas económicas na Europa nos próximos dois anos, com 19% a manifestarem-se optimistas.
Em relação a Portugal, 42% prevêem que a economia portuguesa continue em recessão nos próximos dois anos, face a 28% de optimistas.
Já no que toca à tendência do negócio da sua empresa nos próximos dois anos, a maioria dos gestores inquiridos está optimista, com 59%, a par do sentimento neutro, nos 30%.