Lisboa faz parte das cidades europeias que vão liderar o crescimento dos preços residenciais de luxo. Saiba que lugar ocupa
Segundo o último relatório da imobiliária Knight Frank, da qual a portuguesa Quintela e Penalva é parceira desde 2021, Lisboa está no top 10 das cidades europeias com a previsão de maior crescimento de preço no mercado residencial de luxo em 2025. Segundo o 2025 European Prime Price Forecast, a previsão de crescimento em Lisboa é de 4,5%, deixando para trás cidades como Mónaco, Milão, Genebra ou Paris.
À frente da capital portuguesa apenas estão Estocolmo, que ocupa o primeiro lugar com uma previsão de crescimento de 6%, e ainda Marbella e Madrid, ambas a registar 5%.
Francisco Quintela, sócio fundador da Quintela e Penalva sublinha que «Portugal vai continuar no radar de grandes investidores estrangeiros, não só por via da estabilidade política, mas também por via do crescimento positivo da economia e pela atractividade do estilo de vida nacional aliado ao rico património cultural e histórico, qualidade de vida, clima agradável e segurança». Por outro lado, acrescenta, «a abertura de novas rotas aéreas, como é o caso dos Estados Unidos, contribuem para esta procura diversificada».
Por sua vez, a Quintela e Penalva prevê um crescimento de facturação no segmento prime na ordem dos 5% para 2025, ano que poderá ser marcado por um fluxo significativo de clientes provenientes dos Estados Unidos, Reino Unido e ainda Médio Oriente. Olhando à lupa para cidades como Lisboa e Porto, a Quintela e Penalva prevê ainda que as cidades sejam, cada vez mais, consideradas zonas prime e, por outro lado, as periferias poderão tornar-se palco de atracção de investimento para produtos e projectos muito atraentes, capazes de alterar e requalificar zonas inteiras.