Lisboa recebe uma das maiores conferências internacionais de Recursos Humanos

Começou hoje e irá decorrer até dia 9 de Junho a 18.ª edição da Conferência Human Resources Development Research and Practice across Europe, na Universidade Europeia. O Campus de Carnide vai reunir alguns dos melhores especialistas do mundo da área de Recursos Humanos, nomeadamente os professores do Reino Unido Jim Stewart, Sharon Mavin e Jim Mc Goldrick, e ainda os directores das revistas científicas da área de Recursos Humanos “European Journal of Training and Development”, “Human Research Development International”, “Human Resource Development Quarterly” e o “International Journal of HRD”.
Organizada pelo University Forum for Human Resource Develpment, a conferência traz até Lisboa professores de 40 universidades e investigadores de 14 países diferentes, nomeadamente dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Holanda, India, Irlanda, Itália, Polónia, Rússia, e Turquia.

Portugal vai ser representado pelos investigadores e professores da Universidade Europeia, instituição que faz parte do maior grupo de ensino superior do mundo – a Laureate International Universities –, rede que envolve mais de um milhão de estudantes nos cinco continentes.

No âmbito da conferência, e a acompanhar os professores das dezenas de universidades estrangeiras, vão chegar ainda a Portugal mais de 50 estudantes, a maioria norte-americanos, curiosos em conhecer o país, as suas instituições de ensino superior e o potencial do seu mercado de trabalho. A Universidade Europeia preparou três encontros com três empresas portuguesas – Media Capital, Scandia e Avila Spaces – de forma a proporcionar a estes estudantes internacionais a oportunidade de conhecer o que de melhor se faz em Portugal na área de Recursos Humanos.

Com cerca de 200 participantes inscritos, dos quais 170 são estrangeiros, a conferência sobre investigação em desenvolvimento de recursos humanos e práticas europeias conta com a presença de quatro keynote speakers notáveis nas suas áreas de especialização: Monica Lee analisa o tema “The colonization and liberation of HRD”; Robert Hamlin discute “Human Resource Development: Quo Vadis? Challenges Past, Present and Future”; Gary Mclean aborda “The case of Misguided researcher: a fairy tale of Ethnocentricity”; e Valerie Anderson reflecte sobre “Standards and standardization: where now for human resource development?”.

Para Eduardo Tomé, professor da Universidade Europeia, investigador e membro da comissão organizadora da conferência «esta iniciativa é uma das mais relevantes em todo o mundo na área do desenvolvimento dos Recursos Humanos».

Ao longo de três dias, a Universidade Europeia apresenta seis sessões especiais, 150 encontros paralelos e um Doctoral Workshop, num total de 100 horas de discussão científica.

Para mais informações pode consultar o programa, no site.

E o site da conferência, aqui.

 

Veja também estas notícias.

Ler Mais