Lisboa vai acolher a próxima conferência europeia de empresas sociais
A Associação de Reabilitação e Integração Ajuda (ARIA) irá organizar, em Lisboa, a próxima conferência anual da Social Firms Europe CEFEC, uma confederação europeia que promove o desenvolvimento de empresas e cooperativas sociais, que procura a troca de boas-práticas bem como a criação de iniciativas para fazer face às crises socioeconómicas e ambientais, tendo como foco a integração social dos mais vulneráveis.
O anúncio foi feito no âmbito da 37.ª edição da última conferência sob o tema “Agir em prol da economia social. Capacitar a comunidade”, que decorreu entre os dias 6 e 8 de Setembro em Itea, na Grécia.
De acordo com Teresa Ribeiro, vice-presidente da ARIA, «esta será uma oportunidade única para partilhar o trabalho que a instituição tem vindo a desenvolver junto das pessoas com problemas de saúde mental, em desvantagem psicossocial, bem como demonstrar as boas-práticas que Portugal tem adoptado, no que diz respeito à integração de grupos mais fragilizados».
Sendo um encontro de «profissionais e beneficiários de diferentes países, será certamente um momento privilegiado de colaboração e de aquisição de novas competências e conhecimentos», acrescenta.
Enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, a ARIA trabalha diariamente com pessoas com problemas de saúde mental, em desvantagem psicossocial, tendo como principal missão ajudar a pessoa com problemas de saúde mental a adquirir os recursos necessários à sua reabilitação psicossocial e integração socioprofissional. É actualmente a única instituição portuguesa membro da CEFEC.
Lançada em 1987, a CEFEC é uma Organização Não-Governamental que conta actualmente com mais de 70 membros, de 28 países. Desde a sua criação, esteve directamente envolvida na promoção de mais de 200 mil empregos.