Livraria de Outubro
Livro: O lado positivo
Autora: Adrian Slywotzky e Karl Weber
Editora: Actual
Hoje, o novo imperativo estratégico é transformar o seu momento de risco máximo no seu momento de oportunidade.
Neste livro, Adrian Slywotzky e Karl Weber propõem ideias arrojadas e originais para progressos importantes no crescimento, bem como ferramentas práticas para utilizar sempre que possível. Baseando-se em exemplos concretos e actuais – os casos da Apple, da Toyota e da Samsung, por exemplo -, os autores explicam como enfrentar as ameaças directamente, transformando as em etapas para o sucesso. Em vez de retroceder perante o risco, necessário à tumultuosa economia global, o livro demostra como ele pode ser, afinal, a sua maior fonte de crescimento.
Livro: Obliquidade
Autora: John Kay
Editora: Estrela Polar
Parece um paradoxo, mas muitos objectivos têm maiores probabilidades de serem alcançados quando são abordados de forma indirecta; as empresas mais lucrativas não são as mais agressivas a perseguir os lucros; os homens e mulheres mais ricos não são os mais materialistas e as pessoas mais felizes não correm atrás da felicidade. É este o conceito da “obliquidade”.
O economista e colunista regular no Financial Times, John Kay, aplica a sua teoria provocadora a tudo, desde os negócios à guerra e desde o futebol ao combate dos fogos florestais. Revela-nos como ela é tão surpreendentemente universal e por que razão as abordagens oblíquas são, com tanta frequência, as mais bem sucedidas – e como conduzem a melhores tomadas de decisão.
Livro: A Empresa Social
Autores: Muhammad Yunus
Editora: Editorial Presença
Esta obra tem como principal objectivo explanar e difundir um novo conceito de empresa, a empresa social, que tem vindo a ser experimentado com sucesso em diversas áreas de actividade e que aponta para uma dimensão visionária do capitalismo.
Muhammad Yunus mostra-nos como a empresa social evoluiu, como se difundiu e foi adoptada por empresários e activistas sociais e de que modo tem vindo a transformar as vidas de milhões de pessoas em todo o mundo.
Livro: As 10 questões da crise
Autor: João César das Neves
Editora: D. Quixote
«Portugal não é um país miserável, incapaz e sem saída que voltou à desgraça de sempre. Somos um Estado desenvolvido, moderno, onde muitas coisas funcionam bem e existem excelentes oportunidades. É verdade que nos deixámos endividar na euforia, mas isso até é sinal de credibilidade. Agora temos de pagar: o problema é grave mas está circunscrito. É preciso enfrentá-lo sem perder a cabeça em atoardas. O realismo é o melhor trunfo para enfrentar as dificuldades como elas são. Sem as escamotear, mas também sem as exagerar».
Palavras de João César das Neves, doutorado em Economia e autor de vários livros e artigos científicos nessa área.
Livro: Fins necessários
Autor: Henry Cloud
Editora: Arcádia
Os fins são parte natural dos negócios e da vida. Ainda assim não conseguimos deixar de vivê-los com hesitação, tristeza, resignação e arrependimento.
O consultor, psicólogo e autor bestseller, Henry Cloud, olha para os fins de uma forma diferente. Defendendo que a vida pessoal e profissional só poderá seguir em frente se olharmos para os fins como uma mudança necessária para atingir algo melhor. Para isso há que encarar de forma positiva e executar de forma correcta a mudança, no sentido de atingir o crescimento profissional e pessoal.
Um livro que ajuda a ultrapassar a resistência à mudança e a criar mudanças que resultam.
Livro: Click! Como funciona a critividade
Autor: Julie Burstein
Editora: Estrela Polar
A criatividade é mais fácil de usufruir do que produzir? Julie Burstein não concorda e revela o que acontece durante o processo criativo e quais as fontes de inspiração dos criativos mais influentes do século XXI tais como Joyce Carol Oates, Yo-Yo Ma, Ang Lee, Isabel Allende, John Irving e Bill Viola.
Click! não se limita a ser um recurso precioso para aspirantes a escritores e artistas, mas uma ferramenta fundamental para todas as áreas para as quais a criatividade é essencial. Falamos de negócios, ciência, educação e talvez mais importante, as nossas relações interpessoais.