Livro: Nova perspectiva sobre o sucesso

O que tem em comum a equipa de Fórmula 1 da Mercedes-Benz e a Google? E o que partilha a equipa de ciclismo Team Sky com a indústria da aviação? Porque se inclui David Beckham e a Pixar na mesma equação de sucesso? Segundo Matthew Syed a resposta é simples: o “pensamento caixa negra”.

É sob esta premissa que o autor escreveu “Caixa Negra”, um best-seller internacional que chega a Portugal a 9 de Setembro, pela GestãoPlus. Este livro, que se foca no percurso até ao sucesso, recorre a uma metáfora simples e impactante: «Cada avião está equipado com duas caixas negras quase indestrutíveis, sendo que uma delas grava as instruções que são enviadas para os sistemas electrónicos a bordo, enquanto a outra grava as conversas e os sons dentro do cockpit. Se houver algum acidente, as caixas são abertas, a informação é analisada, e a razão para o acidente é trazida à tona. Este processo garante a mudança de procedimentos, para que nunca volte a ocorrer o mesmo erro», afirma Matthew Syed no início do livro.

Com base neste exemplo, o autor explora as infindáveis formas de lidar e aprender com os erros, recorrendo ao “pensamento caixa negra”, integrando este conhecimento na sua estratégia para o sucesso, seja qual for o empreendimento.

Com recurso a inúmeros exemplos práticos, como o voo 173 da United Airlines, as sangrias praticadas por médicos medievais e até à análise de argumentos a favor e contra a sua inscrição no ginásio, Matthew Syed explora as várias vertentes que possibilitam o caminho ao sucesso e quais são os comportamentos-padrão que potenciam erros recorrentes.