É introvertido? Há cinco profissões ideais para si (e não são nada mal pagas)

Algumas das pessoas mais bem-sucedidas do mundo são introvertidas. Bill Gates, Warren Buffet, Elon Musk, Mark Zuckerberg e Steven Spielberg são alguns exemplos que preferem passar dias tranquilos nas suas casas em vez de ambientes lotados de gente. A Forbes sugere cinco empregos que “assentam que nem uma luva” aos introvertidos.

 

A introversão é um traço de personalidade em que a pessoa se sente mais confortável no seu mundo interior e embora a sua natureza quieta nem sempre seja valorizada pela sociedade, os seus pontos fortes naturais tornam-no extremamente bom em determinadas profissões.

Arquivista

Gosta de analisar conteúdos históricos como pinturas, documentos, filmes e mapas? Nesse caso, arquivista seria ideal para si. Pode passar dias com a cabeça enterrada em artefactos preciosos, o que significa que as distracções dos colegas serão mínimas. Devido à natureza histórica dos documentos, quando falar com os seus colegas de trabalho, provavelmente será sobre coisas que observou e das quais gosta, em vez da conversa fiada que os introvertidos odeiam e que normalmente ocorre num ambiente de trabalho. É aconselhável ter formação superior, em Gestão Documental por exemplo, e a faixa salarial média de um arquivista licenciado, de acordo com a Fundação José Neves, ronda os 1700 euros.

 

Editor

Um editor é responsável por ler e fazer alterações nos documentos, garantindo que a ortografia, pontuação e gramática estejam correctas. Esses documentos podem variar de um pequeno artigo de revista de 500 palavras a um livro de 100 mil palavras. Os editores podem trabalhar por conta de outrem ou por conta própria. Recomenda-se formação superior e o salário médio de um editor licenciado de acordo com a Fundação José Neves, ronda os 3000 euros.

 

Ghostwriter

Geralmente os introvertidos são muito criativos e uma forma de expressar essa criatividade é através da escrita. Como ghostwriter, será responsável por escrever livros em nome de terceiros, seja para uma editora ou para um autor autopublicado. Ainda que não tenha os créditos do trabalho que faz, de acordo com o ZipRecruiter.com, o salário médio anual atinge os 55 mil dólares. Se pretender trabalhar para uma empresa, formação superior e excelentes capacidades linguísticas serão necessárias. Se quiser trabalhar por conta própria, um bom portefólio e um site profissional vão ajudar, ou inscrever-se em plataformas de upwork e candidatar-se a trabalhos que surjam.

 

Software Developer

Um software developer projecta e cria programas para computadores, dispositivos móveis e aplicativos de sites. O trabalho requer extrema atenção aos detalhes para garantir que os programas sejam executados com eficiência. É o trabalho ideal para um introvertido porque a função envolve muito trabalho independente e mesmo quando trabalha em equipa, as interacções pessoais não duram longos períodos. O salário médio de um software developer licenciado, segundo a Fundação José Neves, é de 2200 euros. Ainda que a formação superior não seja totalmente obrigatória é recomendada e são vários o cursos disponíveis na área das Tecnologias da Informação.

 

Contabilista

Para os introvertidos que são bons com números, a contabilidade é uma opção muito válida. O trabalho envolve a análise e preparação de demonstrações financeiras, consultoria fiscal e manutenção de registos financeiros. Embora tenham de comunicar com gestores, clientes e colegas de trabalho, a maior parte do dia é passada a trabalhar de forma independente. Um contabilista licenciado ganha, em média, 1710 euros, de acordo com a Fundação José Neves. Ainda que a formação superior não seja obrigatória, como é uma profissão certificada, para o cumprimento de determinadas tarefas, como revisão oficial de contas, formação superior é altamente recomendada.

 

Para maximizar os seus pontos fortes um profissional introvertido deve enveredar por uma carreira alinhada com os seus valores e traços de personalidade. Não permita que a pressão social o empurre numa direcção que não deseja seguir, porque acabará mais esgotado. Se não se sente realizado no seu local de trabalho actual, comece a procurar o emprego dos seus sonhos. Um dos benefícios de ser introvertido é o elevado sentido de intuição e a confiança tranquila é um activo valioso na actual força de trabalho diversificada.

Ler Mais