L’Oréal cria programa para apoiar colaboradores com mais de 50 anos

O programa ‘L’Oréal For All Generations’ pretende incentivar e possibilitar a realização pessoal dos colaboradores ao longo da sua carreira profissional, desde a entrada na empresa até à sua reforma, e coloca o emprego intergeracional e o apoio aos colaboradores com mais de 50 anos no centro dos objectivos do Grupo.
O programa assenta em cinco áreas fundamentais: promover a inclusão laboral dos colaboradores e promover a equidade e a diversidade intergeracional dentro da empresa, adaptar a saúde através da promoção do bem-estar dos seus colaboradores, desenvolver a empregabilidade do talento ao longo de toda a carreira profissional, antecipar uma transição bem sucedida dos colaboradores mais seniores para a fase de reforma e facilitar aqueles com mais de 50 anos com novos projectos de vida para a sua fase pós-L’Oréal.
Da mesma forma, a empresa realiza um programa de mentoria cruzada entre colaboradores seniores e juniores com o objectivo de partilhar mutuamente os seus conhecimentos. A formação destes profissionais, através de um itinerário de aprendizagem que os ajude a enfrentar eficazmente novos desafios e a sua participação em projectos intergeracionais, promovidos internamente pela empresa de beleza, favorecem a diversidade de representação, e novas experiências e desafios profissionais.
«Os Boomers são a faixa etária que mais sofre com estereótipos e com discriminação relacionada com a idade», destaca-se em comunicado. «No entanto, a forma de envelhecer nos dias que correm não é a mesma de há 10 anos. Os sinais de envelhecimento são os mesmos, mas o foco é outro.»
Na L’Oréal acredita-se que «os Boomers se sentem melhor que nunca. São mais activos, preocupam-se com a beleza e com o bem-estar interior e exterior. São pessoas que sentem que aos 60 anos estão a começar uma nova etapa de vida, onde os seus filhos já são independentes e têm mais tempo para se centrarem nelas mesmas.»
Mais… «Os Boomers são também activos digitalmente. Acompanham a era online e passam mais 35% do tempo nas redes sociais, comparativamente com 2015, despendendo em média 1:24 minutos em contacto com o seu círculo de amigos ou a ler notícias.»
Sobre aquela que é a área de actuação da L’Oréal, a beleza, afirma-sw que é igualmente uma preocupação deste target, que representa mais de 50 mil milhões de euros a nível mundial neste mercado. Em 2023, o valor será de 90 mil milhões de euros.
Neste sentido, e através do seu programa de coaching de preparação para a reforma que será lançado em Portugal, “Coach for Retirement”, a L’Oréal trabalha para acompanhar profissionais em idade de pré-reforma na sua cessação profissional, cuidando também da sua saúde emocional.
Uma responsabilidade que a empresa de beleza assume como sua, por isso, em conjunto com uma empresa de coaching especializada, acompanha os seus colaboradores nesta nova fase de vida através de workshops individuais em seis áreas-chave: saúde, relações familiares, trabalho, finanças, lazer e sentido da vida, incentivando a reflexão e quebrando crenças sobre a reforma.
A empresa também disponibiliza aos colaboradores aconselhamento de especialistas da Mercer, através de um simulador que lhes permite analisar os seus rendimentos e estabelecer antecipadamente planos de poupança. Especificamente, até 200 funcionários da L’Oréal puderam receber formação e formação financeira para desfrutar de um futuro mais seguro.
Nas palavras de Blanca Muñoz, directora de Talentos da L’Oréal Espanha e Portugal: «No Grupo L’Oréal queremos continuar a criar a beleza do futuro e, para isso, trabalhamos na formação e no comprometimento de todos os nossos colaboradores, desde a incorporação de jovens talentos à motivação dos mais seniores. Com este novo programa queremos disponibilizar ferramentas que auxiliem na realização profissional dos nossos colaboradores com mais de 50 anos, tendo em conta a sua saúde física, mental e financeira.»
Graças aos esforços da empresa, o programa L’Oréal For All Generations foi recentemente destaque na VII edição do Prémio EJE&CON de Talento Sem Género e Sem Geração na categoria Grande Empresa.