Mais de 1000 empresas recebem Estatuto Inovadora Cotec 2024

A Cotec Portugal, associação empresarial para a inovação, anunciou a certificação de 1056 empresas com o Estatuto Inovadora Cotec, valor que representa um crescimento de 33% em relação a 2023.

Ao longo das quatro edições foram já distinguidas mais de 1400 empresas com o selo da Cotec Portugal, o qual reconhece a robustez financeira, o investimento em capital de inovação e um desempenho económico e financeiro notável.

Na sua maioria PME e com uma idade média de 30 anos, as Inovadoras estão localizadas preferencialmente em territórios a norte do País. Os principais concelhos onde se encontram são Porto, Lisboa, Aveiro, Braga e Leiria.

A indústria transformadora origina mais de metade das empresas distinguidas, destacando-se os sectores das máquinas, equipamentos e produtos metálicos, das borrachas e plásticos, tintas e químicos e dos têxteis e vestuário e couro.

Em termos do perfil de investimento em capital de inovação, verifica-se que as Inovadoras investem em I&D mais de 10% do Valor Acrescentado Bruto (VAB) produzido, detêm uma média de quatro direitos de propriedade intelectual, 8% colaboram com a Academia e 13% têm doutorados nos seus quadros.

Todas as empresas que conquistaram o estatuto Inovadora vão ter a oportunidade ainda este ano de se candidatarem ao Inovadora Evolution. Esta nova abordagem adoptada pela Cotec confronta o potencial de inovação da empresa com a evolução do respectivo perfil de sustentabilidade, medido através de um modelo compatível com os ESRS (European Sustainability Reporting Standards).

O modelo de rating permitirá aferir em que grau o potencial de inovação da empresa se materializa na melhoria do perfil de sustentabilidade do negócio.

O Estatuto Inovadora Cotec tem como parceiros as instituições financeiras Caixa Geral de Depósitos, Banco BPI, Millennium bcp, Novo Banco, Santander, Crédito Agrícola, Bankinter, e como parceiros de informação a Direcção-Geral de Estatística da Educação e Ciência, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial e o Banco Português de Fomento.

Ler Mais