Mais de 70% das empresas adoptaram tecnologias de IA mas apenas 25% referiram um impacto financeiro significativo
De acordo com o mais recente estudo da McKinsey, 72% das organizações afirmam ter adoptado pelo menos uma tecnologia de IA, mas apenas 25% conseguiram obter um impacto significativo nos seus resultados.
Além disso, a empresa de consultoria Gartner prevê que, em 2025, 90% das estratégias empresariais irão incluir a utilização de dados e análises como activos essenciais.
A este propósito, a Stratesys, empresa com mais de 25 anos de experiência em projectos tecnológicos, revela a chave para as organizações conseguirem obter uma melhor estratégia para lidar com a Inteligência Artificial.
A abordagem tecnológica: inovação e dimensão
As equipas lideradas por especialistas em tecnologia destacam-se pela sua capacidade de implementar soluções avançadas. Estes grupos concentram-se na adopção de tecnologias inovadoras para resolver problemas complexos, projectando modelos de IA robustos e confiáveis e criando arquitecturas de dados que otimizam a gestão de grandes volumes de informação.
Um exemplo seria um ecossistema empresarial que usa o Fabric como um data lake global para centralizar e gerir grandes volumes de dados e, por sua vez, integrou a Salesforce Data Cloud e o Agentforce (IA) para impulsionar a estratégia do cliente, fornecendo segmentação avançada e ferramentas específicas para melhorar a experiência do cliente e a eficiência operacional.
No entanto, uma abordagem puramente tecnológica pode estar dissociada dos objectivos estratégicos, limitando o seu impacto nos negócios.
A abordagem empresarial: resultados mensuráveis e práticos
Por outro lado, as equipas orientadas para os negócios concentram-se no aproveitamento do poder dos dados, de modo a causarem um impacto tangível nas operações da empresa. Esta abordagem visa optimizar receitas e reduzir custos através da análise estratégica de informações. Também implementa soluções práticas que melhoram a experiência do cliente e garantem que as iniciativas tecnológicas estejam alinhadas com as prioridades estratégicas da organização.
Esta abordagem permite obter resultados visíveis e imediatos, como um maior nível de satisfação do cliente ou uma maior eficiência operacional. No entanto, em alguns casos, é possível que não tenha a profundidade técnica necessária para desenvolver sistemas escaláveis e sustentáveis, o que pode limitar as suas iniciativas a longo prazo. A chave passa por superar essas limitações ao colaborar com perfis técnicos e estabelecendo metas comuns que equilibrem a visão estratégica e a implementação técnica.
O equilíbrio é a chave para o sucesso.
As empresas que combinam experiência tecnológica com visão estratégica alcançam resultados excepcionais. Este equilíbrio exige:
- Colaboração entre as áreas técnica e de negócios;
- A incorporação de papéis mistos, como tradutores de dados, que conectam os dois mundos, é igualmente importante.
- A selecção de projectos que maximizam o valor estratégico e a viabilidade técnica é igualmente fundamental.