Mais de 80% dos portugueses já comprou ou vendeu produtos reutilizados. Imagina o quê?

A procura por produtos reutilizados tem vindo a crescer em Portugal, com 83% dos consumidores a admitir já ter adquirido ou vendido produtos reutilizados, segundo um estudo recente da Wallapop, plataforma de compra e venda de artigos reutilizados. Segundo a mesma fonte, o foco dos portugueses no primeiro semestre do ano esteve centrado nas categorias da tecnologia, moda e cultura.
As estatísticas revelam precisamente estas tendências, com alguns dos artigos mais procurados a focarem-se particularmente em tecnologia, como, por exemplo, Nintendo Switch, iPhone, Kobo e GoPro. De acordo com dados do estudo, tendo em conta que os produtos tecnológicos recondicionados estão entre as primeiras opções de compra para quase oito em cada 10 portugueses, prevê-se que esta tendência perdure.
Também na perspectiva das vendas realizadas, a categoria de “Tecnologia” continua a liderar, seguido de “Moda e acessórios” e, desta vez, terminando com “Casa e Jardim”, com alguns dos produtos mais vendidos na plataforma a incluírem peças de mobília, em paralelo com malas e produtos de gaming.
A nível geográfico, as regiões onde se registaram mais pesquisas realizadas na plataforma foram Lisboa, Porto e Braga, com Setúbal e Aveiro a fecharem o top 5. Os meses de Janeiro, Março e Abril foram os mais activos em termos de pesquisas, sugerindo um aumento significativo após as comemorações do início do ano e durante o início da Primavera. No entanto, em volume de vendas, Março, Abril e Maio foram os meses eleitos, coincidindo com a época de mudanças sazonais, onde os consumidores aproveitam para renovar os seus espaços e adquirir novos produtos.
Estes dados revelam não apenas o impacto positivo que a reutilização de produtos pode ter no ambiente e na economia pessoal dos consumidores, mas também o aumento da tendência para formas de consumo mais responsáveis por parte dos portugueses, ilustrando que, além do preço, 80% dos portugueses já encaram a sustentabilidade como um factor-chave nas suas decisões de compra.