Mais de metade das organizações portuguesas já adoptaram a IA Generativa. Saiba em que sectores é mais usada

O estudo “Empower Business with GenAI” da Devoteam conclui que mais da metade das organizações portuguesas já adoptaram a IA Generativa (IAGen). Ou seja, 53,7% das organizações portuguesas possuem pelo menos uma aplicação de GenAI em funcionamento.

De acordo com os resultados do estudo, a IA já é uma realidade presente em grande parte das empresas portuguesas, com 83,2% dos participantes a afirmar ter experiência com a tecnologia. A pesquisa indica que a IAGen, que permite a criação de conteúdos e ferramentas de forma automatizada, tem registado uma elevada procura por parte das organizações portuguesas.

Mais de 95% dos inquiridos pretendem ter contacto com a tecnologia ainda este ano, sendo que 44,3% já a utilizam para descobrir conteúdos e respostas. A criação de código (40,6%), feedback de conteúdos (31,2%) e criação de conteúdos de marketing (28,5%) são outras das aplicações mais populares da IAGen.

Segundo o estudo, a adopção desta tecnologia varia entre os diferentes sectores. Defesa & Inteligência (100%), Tecnologia (92,2%), Retalho (89,5%), Indústria (87,5%), Serviços Financeiros (83,8%), Energia (83,3%), Educação (82,4%), Media & Comunicação (90%) e Indústria lideram a utilização da IA dentro das suas organizações. Mas é no Sector Público (57,1%) e na Saúde (46,2%) onde a grande parte dos inquiridos afirma que a utilização desta tecnologia é baixa.

Questionados sobre a política de IA implementada nas suas organizações, 16,4% dos inquiridos responderam positivamente, mas 30,2% desconhece a política de IA. No entanto, 48,7% sublinha que está a ser desenvolvida, o que demonstra a importância da governança da tecnologia.

A IAGen é hoje uma ferramenta poderosa para impulsionar a inovação e a eficiência nas organizações. Porém, apesar da crescente procura por soluções IAGen, apenas 41,7% das empresas portuguesas implementaram um framework que suporta diferentes iniciativas nesse campo.

Os sectores de Media & Comunicação (20%) e Tecnologia (19,4%) lideram a implementação de frameworks IAGen, demonstrando a compreensão do potencial desta tecnologia para transformar os seus processos e modelos de negócio. A criação de uma estratégia de IAGen é outra iniciativa comum entre as empresas portuguesas (41,7%), com destaque para o sector de Educação (41,2%) que lidera nesta categoria.

Com base no estudo pode-se concluir que a adopção da IAGen ainda está em fase inicial em Portugal, mas que o panorama é promissor. A implementação de frameworks e a criação de estratégias específicas para IAGen representam passos importantes para que as empresas aproveitem ao máximo o potencial da tecnologia.

O estudo revela ainda que 67,4% dos profissionais que utilizam produtos de IAGen na sua organização consideram-nos úteis para o trabalho. Mas ainda há espaço para fazer crescer esta tecnologia no ambiente de trabalho: 24,5% dos trabalhadores nunca usaram produtos de IAGen, enquanto 8,1% não os acham úteis.

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