Mais de uma centena de candidatos participa na primeira piscine do ano da 42 Porto
Acaba de arrancar a primeira piscine do ano na 42 Porto e conta com 112 candidatos, a última prova, depois de superados os testes online, para garantirem entrada no curso da escola 42 que arranca em Abril.
Os candidatos representam cinco nacionalidades e 87% tem pouca ou nenhuma experiência em programação. A idade média é de 26 anos, sendo que o candidato mais jovem tem 18 anos e o mais velho 50 anos. As faixas etárias mais representativas são as dos 26 aos 30 (32%) e dos 21 aos 25 (24%).
Os perfis são os mais variados: pintores, designer de mobiliário, nadadores-salvadores, professores de piano, bartenders, veterinários, técnicos de informática, entre outros.
A 42 Porto abriu portas em Junho de 2022 e já vai na nona piscine, um bootcamp intensivo de 26 dias onde se aprendem as bases de programação e descobrir o método peer-to-peer.
A Escola 42 é considerada a melhor escola de Software Development do mundo, oferece um método inovador e gamificado, que promove a aprendizagem sem salas de aula, sem horários e sem professores. Nesta escola aprende-se de forma prática, desenvolvendo projectos entre pares, num modelo que parece um jogo. Assim, para além das competências técnicas, cada aluno desenvolve a capacidade de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas, bem como a criatividade, autonomia e resiliência.
O programa da 42 é 100% gratuito (a escola é totalmente financiada por mecenas) e não exige background académico ou experiência em programação. O que se deseja é que os candidatos sejam proactivos, curiosos, criativos, dedicados e gostem de trabalhar em equipa. E que tenham pelo menos 18 anos ou o 12.º ano concluído.
As candidaturas estão abertas 365 dias por ano no Porto e em em Lisboa através dos links apply.42porto.com e apply.42lisboa.com.
Desde que abriu portas em Portugal, em Julho de 2020, a 42 já soma nove kick-offs, mais de 1250 alunos, mais de 47 mil candidatos registados, 14 Piscines em Lisboa e nove no Porto.
No Porto conta com o apoio de vários mecenas que viabilizam a existência do Programa. É o caso da Critical TechWorks, Câmara Municipal do Porto, Teya, Amorim, BA Glass, OTIIMA, Sodecia, Sogrape, Sonae, Prozis, Vicaima, João Nuno Macedo Silva e Altice.
Em Lisboa, a 42 conta com o apoio dos seguintes mecenas: Fundação Santander, Vanguard Properties, Fidelidade, Reformosa, Bi4all, Mercedes-benz.io, Observador, Dst Group, BA glass, Casa Relvas, NTT Data, Huawei, Axians, Sul Account, The Claude and Sofia Marion Foundation, Família Alves Ribeiro e Rita e Filipe Botton, Fundação José Neves.