Mais de uma centena de empresas marcam presença na semana da empregabilidade do Politécnico de Setúbal
O Politécnico de Setúbal (IPS) regressa, de 11 a 15 de Março, com mais uma Semana da Empregabilidade, numa edição que marca uma década de existência com um programa alargado de conferências, networking, workshops, sessões de recrutamento e uma feira de emprego com a presença de mais de 120 empresas e organizações.
Tendo como pano de fundo a temática “Do Campus para o mercado global”, o evento tem sessão de abertura marcada para as 09h30 de dia 11 de Março, no Auditório Nobre (edifício ESCE/ESS), a cargo da presidente do IPS, Ângela Lemos, e do presidente da Associação Académica (AAIPS), Ivan Svac.
Segue-se a conferência “O futuro do mercado de trabalho e as tendências de recrutamento”, com os contributos dos especialistas Isabel Roseiro, directora de marketing da Randstad, Luís Rasquilha, CEO da Inova – TrendsInnovation Ecosystem, e Rita Serra, Industry Account executive da Microsoft, e moderação a cargo de estudantes do IPS.
Pontuada por vários momentos de interacção entre estudantes e potenciais empregadores, a iniciativa terá, mais uma vez, o seu ponto alto na Feira de Emprego, entre 13 e 14 de Março, uma montra de oportunidades de recrutamento nas diferentes áreas de formação do IPS, da Saúde às Ciências Empresariais, passando pela Engenharia e Tecnologia, Ciências Sociais, Educação e Desporto.
Na véspera do arranque do certame, há warm-up musical a cargo do Ateliê de Musicais, uma oficina dinamizada pela Associação Voz Setúbal com estudantes do IPS.
Até lá estão previstos o painel de discussão “Perspectivas profissionais: experiências e rumos”, assente numa partilha entre quatro diplomados do IPS e também com moderação de estudantes, e a aula aberta “Será que vou ser substituído/a por Inteligência Artificial?”, dinamizada por Edgar Francisco, Associate partner da Baker Tilly Portugal, e Márcia Santos, docente universitária (ISCTE/Lusófona).
O programa encerra na sexta-feira, dia 15, com uma mesa-redonda sobre empreendedorismo em tempos de globalização, com os contributos de Ana Rita Santos, co-fundadora do projecto de inclusão pelo desporto All aBoard; André Pereira, responsável de Marketing e Vendas na empresa The Pear Marketing; Diogo Mendes, técnico de empreendedorismo na incubadora StartUp YMCA; e Gustavo Freitas, do departamento de Empreendedorismo e Economia Social da Santa Casa Misericórdia de Lisboa.
Ao longo destes cinco dias, serão ainda dinamizados workshops de preparação para o mercado de trabalho, como “Manual de sobrevivência pós-curso”, “Tudo o que não deves fazer numa entrevista de emprego”, e em torno da rede social profissional LinkedIn, bem como várias sessões fotográficas para uso profissional, a título gratuito.
O programa detalhado pode ser consultado no portal do IPS.