Marcas próprias de empresa de retalho alemã criaram quase 25 mil empregos em Portugal (só o ano passado)
O Estudo de Impacto Socioeconómico, realizado pela consultora Forvis Mazars, revela que em 2023, os resultados das marcas próprias do Lidl corresponderam aproximadamente a um terço da contribuição económica total da empresa para o país, que no passado ano se traduziu em 3.078 milhões de euros, representando 1,2% do PIB português. Além disso, as marcas próprias do Lidl em Portugal contribuíram de forma directa, indirecta e induzida, para a geração de quase 24 mil empregos no país.
No total, em 2023, a actividade do Lidl em Portugal contribuiu de forma directa e indirecta para a geração e manutenção de 84.136 postos de trabalho, indicando que por cada posto de trabalho gerado pelo Lidl foram criados ou mantidos 10,4 novos empregos no país.
Os três sectores produtivos mais impactados pelas marcas próprias, quer a nível de geração de riqueza para o país, quer a nível de geração de emprego, foram os ‘Produtos da agricultura, caça e serviços relacionados’, ‘Produtos alimentares’ e ‘Produtos da pesca’.
Cerca de 50% dos produtos de marca própria do sortido permanente do Lidl Portugal são provenientes de fornecedores portugueses.
De forma directa, indirecta e induzida, as marcas próprias do Lidl geraram uma riqueza de quase mil milhões de euros para o país só no último ano (aproximadamente 1/3 do impacto económico de toda a actividade do Lidl em Portugal em 2023), o que faz com que por cada euro investido na cadeia de abastecimento de parceiros de marca própria do Lidl, tenham sido gerados na economia portuguesa 1,84 euros.
Na totalidade, a contribuição económica do Lidl para Portugal, no ano de 2023, saldou-se em 3.078 milhões de euros, em linha com o período homólogo, o que representou 1,2% do PIB nacional desse ano. Desde 2014, o valor da contribuição do Lidl para o PIB português tem vindo a revelar um desempenho crescente, totalizando já quase 23 mil milhões de euros.