Margarida Sá Costa assume presidência do LIDE Mulher
O LIDE Portugal – Grupo de Líderes Empresariais, convidou Margarida Sá Costa para a presidência do LIDE Mulher, o subcomité centrado no debate de questões ligadas ao universo feminino e à promoção do papel activo das mulheres na vida empresarial.
A secretária-geral da Fundação Portuguesa das Comunicações assume agora o cargo anteriormente exercido por Helena Cristina Coelho.
«Aceitei presidir ao LIDE Mulher porque acredito sinceramente que as sociedades mais equilibradas têm sempre, ao longo dos tempos e no nosso tempo, estado alicerçadas em princípios de maior paridade de género», explica Margarida Sá Costa. «É importante o contributo de todos na construção da sociedade, em termos globais, mas sobretudo em termos económico-empresariais, pois é pela complementaridade e diversidade de pensamentos e atitudes que se solidificam empresas e organizações e se conseguem obter respostas mais eficazes e mais completas», considera a nova presidente do LIDE Mulher.
Num momento em que é emergente maior organização e participação da sociedade civil, pelo contexto económico actual, Margarida Sá Costa refere que um dos principais objectivos do LIDE passa por «fortalecer o pensamento, relacionamento e princípios éticos de governança, de forma independente, promovendo o debate entre empresários e entre empresas, sem esquecer a criação de ligações internacionais, promovendo a participação do mundo empresarial nacional e sua ligação a outras economias».
No que respeita a perspectivas e objectivos, o LIDE Mulher pretende dar especial enfoque à participação efectiva das mulheres no mundo empresarial, contribuindo de forma positiva para o incentivo e motivação da intervenção das mulheres na vida empresarial portuguesa. Como forma de dinamizar e atribuir mais competências e valor à realidade empresarial portuguesa, o subcomité realiza regularmente iniciativas de carácter inovador, como debates e conferências que promovam o networking entre empresários e a partilha de ideias, com a criação de um think-tank que viabilize, ainda, o relacionamento com realidades empresariais de outros países.
Tendo sempre presente o âmbito e forma de atuação do LIDE, Margarida Sá Costa refere que «queremos dar voz a esta necessidade de maior complementaridade no contexto empresarial, económico e social do País, através do debate de questões na generalidade das áreas da vida em sociedade, pois a mulher pode e deve ter presença efectiva na globalidade das mesmas. Uma intervenção caracterizada pela competência, valores e liderança no feminino. A presença da mulher portuguesa no desenvolvimento equilibrado e sustentável da sociedade, como um exemplo para outras culturas e vivências empresariais e sociais, como sinal de uma sociedade evoluída e de futuro».