Marlene Franco, Oney Portugal: «Queremos que os colaboradores tenham experiências na empresa e fora dela»

Com uma estratégia de employer branding assente em quatro eixos – pessoas, engagement, bem-estar e flexibilidade, no Oney Portugal o sucesso começa na motivação dos seus talentos. Para Marlene Franco, directora de Recursos Humanos, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é essencial para a motivação e para o desempenho.

Por Tânia Reis

 

Nesse sentido, desenvolvem várias iniciativas em prol da saúde e bem-estar dos colaboradores, que vão desde programas de apoio financeiro, legal, psicológico, passando por uma política de trabalho híbrido, dias de descanso extra, capacitação e formação, ao desporto, materializado no manifesto “Campeões do dia-a-dia”. E esse apoio acontece dentro e fora da empresa. Exemplo disso é o patrocínio a uma jogadora de padel federada e campeã nacional, colaboradora na direcção administrativa e financeira do Oney.

 

Em que pilares assenta a estratégia de Gestão de Pessoas do Oney Bank?

A estratégia de employer branding do Oney assenta em quatro eixos principais que passam pelas pessoas, pelo engagement, pelo bem-estar e pela flexibilidade. Sabemos que o sucesso da empresa começa na motivação dos nossos talentos e, por isso, o bem-estar da equipa é uma prioridade.

Queremos que os colaboradores tenham experiências na empresa e fora dela. Damos, por exemplo, meio-dia de trabalho para voluntariado corporativo, no qual os colaboradores podem participar, como exemplo, na acção anual de literacia financeira em parceria com a associação Sol sem Fronteiras, na qual são ministradas sessões de formação sobre este tema nas escolas. Em 2023 dinamizámos 60 sessões a mais de 1500 estudantes.

Garantimos, também, que os nossos colaboradores conseguem ter o indispensável equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, através da adopção de um conjunto de medidas que promovem a flexibilidade necessária para o alcançar. Assim, asseguramos o seguro de saúde, o Programa de Apoio ao Colaborador, extensível ao agregado familiar, que dá acesso a um conjunto de serviços gratuitos como aconselhamento legal e financeiro ou apoio psicológico, assim como ginástica laboral, massagens, ioga, mindfulness, workshops de nutrição…

 

Possuem uma equipa de gestão com 60% de mulheres. Que iniciativas ou programas desenvolveram para alcançar esses resultados?

Foi um processo normal e orgânico que não necessitou de programas para implementar uma gestão feminina, acreditamos que equipas mistas funcionam muito bem, pois a partir do momento em que essas pessoas se tornam colaboradores do Oney é a meritocracia que prevalece.

 

Que outras medidas implementaram no âmbito da igualdade, diversidade e inclusão?

Participámos, pelo segundo ano consecutivo, no encontro de recrutamento da Associação Salvador. É através desta parceria, mas também de outras com diversas instituições que promovem a diversidade e inclusão, que estamos a promover o recrutamento e uma boa integração de pessoas com deficiência.

Sobre esse tema, organizámos também uma sessão de sensibilização para todos os líderes de equipa e para o comité executivo.

 

De que forma promovem o equilíbrio vida pessoal vida profissional?

No Oney acreditamos que o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é essencial para a motivação e para o desempenho.  Assim, a nossa política de teletrabalho, em regime híbrido, permite que os colaboradores possam escolher até três dias por semana para ficar em trabalho remoto e, adicionalmente, concedemos 15 dias por ano de remote work, período em que podem trabalhar em qualquer local, mesmo no estrangeiro. Ambas as medidas conferem ao colaborador flexibilidade e autonomia.

Outra medida passa pelos sete dias de descanso adicionais que os colaboradores usufruem, ou seja, no total têm 29 dias de férias/descanso.

Por fim, a possibilidade de tirar tempo sabático, para um projecto pessoal ou para uma fase particular da vida ou para formação, é mais um exemplo de que o Oney faz questão de acompanhar e apoiar cada colaborador nos seus diferentes momentos.

 

Como apoiam o desenvolvimento profissional das vossas pessoas?

Apoiamos através da metodologia de desenvolvimento 70-20-10 que se baseia na combinação de estratégias de aprendizagem que vão muito além da formação tradicional. Concretamente, implementamos experiências na empresa e fora dela, bem como a participação em projectos e formação.

Para concretizar a vertente da participação em projectos, esta divide-se em duas. Por um lado, temos os projectos ligados ao negócio que englobam toda a empresa, resultando em aprendizagem através da experiência, por outro lado, fomentamos a participação em projectos que melhoram o nosso dia-a-dia enquanto colaboradores, como por exemplo, a criação de uma comunidade de eficiência, transversal a toda a organização, para simplificar e melhorar os processos internos.

Apostamos também numa vertente de formação técnica para acompanhar o mercado e para que os nossos colaboradores tenham as suas competências core adaptadas às necessidades do mesmo e no desenvolvimento humano e pessoal através de ferramentas de coaching, programas direccionados e individualizados, PNL, etc. Actuamos, ainda, como facilitadores do desenvolvimento individual dos nossos trabalhadores, através da comparticipação da formação executiva e não executiva.

 

Um dos focos da empresa é o desporto. Porquê e como o incentivam juntos das vossas pessoas?

Damos especial relevância ao desporto porque acreditamos que este une as pessoas e, ao mesmo tempo, as ajuda a progredir e, nesse sentido, criámos o manifesto Campeões do Dia-a-Dia.

Por este motivo, temos vindo a apoiar a prática desportiva em diferentes vertentes, como, por exemplo, a corrida Auchan, desde a primeira edição, com cariz desportista e social, uma vez que as inscrições revertem para a Fundação Pão de Açúcar – Auchan; apoiamos a surfista Yolanda Hopkins e a atleta de padel Ana Guedes – que está no top 5 do ranking nacional feminino e que, curiosamente, é colaboradora do Oney. Adicionalmente, estamos a participar n’‘A Bola Padel Corporate League’ na qual temos vários atletas, masculinos e femininos, todos eles colaboradores do Oney. Mais uma vez, não nos associamos apenas à prática desportiva, associamo-nos às atletas, de alta competição ou não, mas, acima de tudo, cheias de garra e com valores com os quais o Oney se identifica.

Internamente, incentivamos a prática desportiva e a promoção de um estilo de vida saudável, pautado pelos valores associados ao desporto, através de parceria com um ginásio, ginástica laboral, office yoga, entre outros. Para nós, estes colaboradores que nos inspiram são os nossos campeões do dia- a-dia!

 

Em que consiste a iniciativa “campeões do dia-a-dia”?

É o Manifesto Oney dedicado ao desporto que mencionei há pouco. Acreditamos que todos devem viver as suas vidas de acordo com suas próprias escolhas e convicções e apoiamos em pleno o ‘poder de escolha’, bem presente na nossa assinatura de marca – ‘Oney, Your Money, Your Way’.

Na prática, reforçamos o nosso apoio a todos para que possam alcançar os seus objectivos. E quando falamos em campeões falamos dos que cumprem um plano de treino intensivo numa modalidade que praticam há anos, mas também dos que fazem a sua primeira aula no ginásio ou dos que tomam a decisão de começar a ir de bicicleta todos os dias para o escritório.

 

Como surgiu a ideia de patrocinar a colaboradora Ana Guedes fora do contexto laboral em competições de padel?

O patrocínio à Ana Guedes surge no âmbito do nosso compromisso em apoiar os nossos colaboradores, dentro e fora da empresa, e de incentivar a prática de actividade física e de estilos de vida mais saudáveis, um dos eixos estratégicos do Oney.

É, também, um exemplo de que acreditamos nas pessoas e apoiamos em diferentes momentos da vida, seja em treino ou em alta competição. A Ana pratica desporto desde criança e começou a jogar padel há quatro anos, com trabalho e dedicação sérios, entretanto tornou-se federada e ganhou no mês de Novembro o título de campeã nacional de mistos de padel, de nível 2. Tudo isto enquanto desempenha as suas funções na direcção administrativa e financeira do Oney. A Ana é, sem dúvida, uma das nossas campeãs do dia-a-dia e é com grande entusiasmo que a apoiamos.

 

Que objectivos e resultados esperam alcançar?

O objectivo do Oney é incentivar a atleta em todas as suas competições e apoiá-la nos seus resultados, nos bons e nos menos bons, como em tudo na vida. Por outro lado, a nível de resultados, queremos contribuir para a melhoria da saúde, bem-estar e a confiança de todos e, consequentemente, aumentar o índice de felicidade dos colaboradores.

 

De todos os benefícios disponibilizados, quais os mais valorizados pelos colaboradores?

Sem dúvida, os benefícios que promovem o equilíbrio entre vida profissional e pessoal: sete dias de descanso adicional por ano, uma política de remote work super flexível, sem esquecer as iniciativas sobre desenvolvimento pessoal, saúde e bem-estar que promovem a prática de uma actividade desportiva no dia-a-dia.

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