MC é a primeira empresa ibérica a aderir à Good Work Alliance. É uma iniciativa global do WEF que visa promover um futuro de trabalho mais inclusivo e centrado nas pessoas

A MC é a primeira empresa ibérica a aderir à Good Work Alliance, uma iniciativa global do World Economic Forum, que tem como objectivo promover um futuro de trabalho mais inclusivo, equitativo e centrado nas pessoas, orientando as empresas a adoptar práticas que fomentem a saúde, a aprendizagem e a sustentabilidade no local de trabalho.

 

Assente na temática da saúde e bem-estar, a MC assumiu o compromisso de garantir que os seus líderes recebem formação em saúde mental até ao final de 2025, com o objectivo de criar uma cultura de apoio e bem-estar dentro da organização. Compromete-se ainda a melhorar em 5% as dimensões favoráveis do COPSOQ III, até 2026, promovendo um aumento do bem-estar geral da força de trabalho. A empresa trabalhará também para aumentar o Índice de Cultura de Prevenção da Segurança Ocupacional em 5%, até 2026, reforçando o compromisso com a segurança e o bem-estar dos seus colaboradores.

A MC desenvolveu uma estratégia de upskilling e reskilling, designada por #EuEscolhoAprender/#IChooseToLearn, através do qual se compromete a alcançar, até 2026, 100% da população elegível. Este programa interno tem como objectivo capacitar as pessoas da MC para os desafios de futuro e para as eminentes transformações do mercado de trabalho, endereça um conjunto alargado de competências cognitivas, socio-emocionais e tecnológicas, dá resposta a toda a organização e foi reconhecido recentemente como uma boa prática pelo Pack for skills.

Para Vera Rodrigues, Head of People da MC, «o desenvolvimento das pessoas e a criação de um ambiente cada vez mais saudável, seguro e inclusivo é um desígnio estratégico da MC que prossegue com muito foco. A adesão à Good Work Alliance reforça esse compromisso a um nível internacional. Continuaremos a investir de forma consistente nas nossas pessoas, criando condições para que todas se sintam valorizadas pelas suas competências e atinjam todo o seu potencial. Enquanto long living company, acreditamos que a gestão sustentável de pessoas é um pilar fundamental do desenvolvimento da nossa organização. Nesta perspectiva, a gestão sustentável de pessoas não é apenas uma tendência, mas um imperativo para as organizações que querem prosperar. A sustentabilidade vai além de cuidar o meio ambiente e inclui o bem-estar e a satisfação de quem faz a empresa acontecer. Não há empresas excelentes, sem pessoas de excelência.»

A Good Work Alliance, com 32 organizações integrantes, está dividida em cinco pilares de actuação:

1) Ensure fairness in wages;

2) Enhance social protection and flexibility;

3) Deploy technology responsibly;

4) Promote total workforce well-being;

5) Foster employability & human capital development.

Ao aderir a esta iniciativa, a MC, como a primeira empresa ibérica, junta-se a um grupo de organizações comprometidas em criar condições de trabalho mais equitativas e saudáveis, focadas no bem-estar integral dos seus colaboradores e no desenvolvimento contínuo de competências que respondem aos desafios e às oportunidades do futuro.

Ler Mais