MEO desafia empresas, startups e programadores a desenvolver aplicações diferenciadoras

A MEO Empresas anuncia o lançamento do 5G API SPRINT, um programa de inovação que visa desafiar empresas, startups e programadores a criar protótipos ou redesenhar aplicações utilizando APIs standard da rede MEO.

O 5G API SPRINT proporciona, assim, aos participantes a oportunidade exclusiva de aceder, em primeira mão, às APIs standard de rede CAMARA, que expõem as diversas funcionalidades da rede móvel do MEO. «Estas APIs permitem que aplicações e serviços sejam utilizados globalmente, facilitando a integração com a infraestrutura de qualquer operador que faça parte da GSMA Open Gateway Initiative».

Além disso, o MEO assinou o Memorando de Entendimento (MoU) com a GSMA Open Gateway, que se dedica à criação de um ecossistema de APIs de rede seguras e interoperáveis (APIs CAMARA), compatíveis com os operadores internacionais que integram este programa. Uma colaboração que pretende capacitar programadores a inovar e a criar aplicações de última geração, abrangendo áreas como Internet of Things (IoT), saúde digital ou serviços financeiros, promovendo a transformação digital num mundo global interconectado.

Com o apoio da MEO Empresas, os participantes deste programa vão ter a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras que atendem às necessidades actuais e futuras do mercado.
Disponibilizadas pelo 5G API SPRINT os interessados vão ter disponíveis as seguintes APIs:
• Device Identifier: para a autenticação segura de dispositivos móveis
• SIM Swap: permite verificar a data de ativação do cartão SIM e consultar a última troca.
• Device Location Retrieval: fornece a área de localização geográfica do cartão SIM.
• Device Location Verification: confirma se um cartão SIM está dentro de uma área específica.
• Quality on Demand (QoD e QOS Profiles): ajusta a qualidade de serviço conforme a necessidade
da aplicação ou utilizador.
5G API SPRINT

O 5G API SPRINT foi oficialmente apresentado durante a Web Summit.

O período de candidaturas decorre até 11 de Dezembro, durante o qual os interessados poderão submeter as suas propostas no site do programa. O concurso, cujo limite de inscrições será restrito às primeiras 30 candidaturas, destina-se a participantes nacionais ou internacionais, incentivando a colaboração e a troca de ideias entre participantes de diferentes origens.

No final, serão escolhidos 10 finalistas que terão acesso gratuito à plataforma da MEO Empresas durante um ano. Os três vencedores do concurso serão premiados com um prémio monetário no valor de 5000 euros cada, além de passes para a edição de 2025 da Web Summit.

Ler Mais