MEO lança projecto que incentiva à partilha de casa entre jovens e idosos

A iniciativa nacional “Partilha Casa” da MEO vai divulgar programas que fomentam a partilha de alojamento entre seniores e jovens estudantes universitários, em circunstâncias de plena convivência e de ferramentas que facilitam o acesso aos mesmos e vão ao encontro das necessidades da população.

 

O conceito é simples: juntar jovens universitários que procuram alojamento e seniores que vivem sozinhos e apreciam a companhia.

Portugal é o país da União Europeia a envelhecer mais rapidamente e um milhão e 700 mil idosos afirmam viver em solidão. Ao mesmo tempo, 95% dos jovens portugueses vivem com os pais e a renda média dos contratos de arrendamento mais recentes corresponde a mais do triplo dos contratos antigos.

O “Partilha Casa” surge, assim, como uma solução que permite mitigar a dificuldade de acesso a alojamento a um custo acessível por parte de jovens universitários deslocados do seu contexto familiar e a solidão da população sénior.

O website agregador nacional partilhacasa.pt disponibiliza uma plataforma que integra os actuais programas parceiros que fomentam a partilha de casa intergeracional e abre a porta a que outros se desenvolvam e associem a esta mesma iniciativa que tem, como um dos objectivos, dinamizar uma maior prevalência deste tipo de soluções por todo o nosso país. É também neste website que todos os interessados – seniores, jovens ou instituições – se podem registar e, assim, fazer parte deste programa.

Através do estabelecimento de parcerias com programas que actuam neste âmbito, o MEO assume-se como promotor e facilitador da iniciativa “Partilha Casa”, juntando associações e instituições que promovem esta causa, amplificando o potencial de angariação de candidatos no seu contexto geográfico, e entidades oficiais que apoiam esta iniciativa. Na fase de lançamento, integram o projecto o Programa Abraço de Gerações, de Coimbra e o Programa Une.Idades, de Lisboa, bem como a Gebalis, enquanto parceira promotora deste conceito na cidade de Lisboa.

Tendo as pessoas, as comunicações e o território casa no seu core de actuação, o MEO disponibiliza ainda aos participantes no programa soluções de comunicação com condições especiais, permitindo dotar os alojamentos partilhados da necessária conectividade e acesso à informação.

«Esta iniciativa pretende chegar a todos os cantos do país, em prol de uma causa maior e à qual os portugueses não podem ficar indiferentes. O MEO tem o dever de chamar à atenção para temas presentes na sociedade, colaborando na construção de um futuro que honre a importância fundamental das pessoas», refere Ana Figueiredo, presidente executiva da Altice Portugal.

“Partilha Casa” conta também com as Câmaras Municipais do Porto, Coimbra e de Lisboa como parceiros do projecto.

Conheça melhor a iniciativa no filme institucional.

Ler Mais