MetLife promove educação financeira com a Junior Achievement Portugal

Esta iniciativa integra o programa de responsabilidade corporativa da MetLife e resulta de uma parceria com a Junior Achievement Portugal, para apoiar a promoção da educação financeira nas escolas portuguesas.

 

Voluntários da MetLife Europe d.a.c. – Sucursal em Portugal, empresa que faz parte do Grupo MetLife, grupo que é líder mundial em seguros de Vida e Acidentes Pessoais, estão presentes em três escolas de Lisboa, para explicar a cerca de uma centena de jovens estudantes como podem gerir os riscos inerentes à sua vida e que instrumentos estão à sua disposição para a sua proteção financeira, numa sessão interactiva denominada “Correr o risco”.

Os voluntários da MetLife ajudam os jovens a identificar com os materiais da Junior Achievement Portugal, formas de mitigar riscos financeiros e perceber o custo de oportunidade e os benefícios de ter um seguro. Os estudantes vão descodificar as terminologias mais comuns associadas aos seguros, perceber as razões que levam a existir diferenças entre os prémios de seguro para diferentes pessoas, de acordo com as diferentes apólices, para no final compreenderem como é que as circunstâncias específicas de cada família influenciam as decisões sobre seguros.

Segundo o Inquérito à Literacia Financeira dos Portugueses, cerca de 64% dos jovens inquiridos com idades compreendidas entre os 16 e 17 anos de idade não possui qualquer tipo de seguro, enquanto na faixa etária dos 18 aos 24 anos, 39% assumiram não ter um seguro.

Em termos de conhecimentos financeiros, as respostas revelam algumas lacunas, tanto em questões gerais de numeracia financeira, como em conceitos diretamente relacionados com produtos financeiros. Nas questões sobre numeracia, 58,4% acertam no cálculo de juros simples, mas apenas 39,5% reconhecem o efeito dos juros compostos. Nos seguros, 62,7% sabem o que é o prémio de seguro, mas apenas 46,2% dos jovens inquiridos sabe o que é a franquia de um seguro.

Os jovens fazem parte dos grupos populacionais com maior défice de literacia financeira. Como tal, os mais jovens são um alvo prioritário da política de responsabilidade corporativa da MetLife.

A demonstrar isso mesmo estão os anos de ligação à Junior Achievement Portugal que já considerou, por dois anos consecutivos, a MetLife como “Associado do Ano”.

«A nossa parceria com a Junior Achievement Portugal reflete não só o compromisso e envolvimento dos nossos colaboradores para com a sociedade, mas também a nossa missão para dotar os jovens com as ferramentas necessárias para serem financeiramente independentes no seu futuro», refere Oscar Herencia, director-geral da MetLife na Iberia.

 

Ler Mais