Milhares de imigrantes abandonam Portugal em 2012
Cerca de 20 mil residentes estrangeiros em Portugal abandonaram o país em 2012, revelam dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Cerca de 20.000 imigrantes saíram de Portugal no ano de 2012, no que representa uma quebra de 4,5% do número de residentes estrangeiros no país, segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) citados pela agência Lusa.
Segundo o Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo (RIFA) citado pela agência, o número de residentes estrangeiros em Portugal no último dia de 2012 ficou-se nos 417.042, numa quebra homóloga de 4,5%. Alterações que se devem à «alteração dos fluxos migratórios, o regresso ao país de origem e a aquisição da nacionalidade portuguesa», justifica o SEF no relatório, citado pela Lusa.
Os imigrantes brasileiros continuam a constituir a maior comunidade de residentes estrangeiros em Portugal, segundo o SEF, com 105.622 residentes, apesar da tendência de migração que levou a que cerca de 6 000 imigrantes de nacionalidade brasileira tivessem optado por sair de Portugal no ano passado.