Mobilidade na Carreira – Prémios Human Resources 2022

Qual a empresa que tem as melhores políticas e práticas para a Mobilidade na carreira dos seus colaboradores, promovendo a transição entre funções, experiências e localização de posto de trabalho?

 

Pitch dos finalistas

 

Deloitte

Fazemos parte de um ecossistema onde todos são desafiados a perseguir as suas ambições profissionais e pessoais. Acreditamos no poder de rasgar horizontes e dar oportunidades a quem deseje abraçar novos desafios e sair da sua zona de conforto. Empoderamos as nossas pessoas para, de forma natural, fazerem as suas escolhas de carreira e olhamos para a mobilidade interna como uma forma de o conseguirem. Existindo vontade para aprender e curiosidade para experimentar algo novo, a Deloitte é o lugar onde se encontram e vivem oportunidades significativas, no contexto de projetos únicos e desafiantes, que proporcionam experiências de aprendizagem ímpares, qualquer que seja a ambição.

 

EDP

A mobilidade, temporária ou definitiva, representa uma das prioridades da EDP e constitui umas das ferramentas mais impactantes no desenvolvimento das nossas pessoas, permitindo alavancar competências, potenciar a colaboração global e enriquecer os percursos dos colaboradores. A mobilidade interna é também um estímulo às novas formas de trabalho mais colaborativas, potenciando uma estratégia clara de retenção de talentos. Em 2021, foram lançadas 25 iniciativas temporárias e preenchidas mais de 900 oportunidades de mobilidade definitiva, disponibilizadas através de plataformas internas e de comunidades globais virtuais, nas quais a partilha e colaboração são estimuladas.

  

Fidelidade

É com enorme orgulho que constatamos que a Fidelidade se encontra nomeada para as categorias correspondentes aos temas a que tanto nos dedicamos todos os dias.

Temas como o Employer Branding, a Gestão de Talento ou a Meritocracia, são para a Fidelidade estratégicos, mas são, acima de tudo prioritários.

Temas que refletem e são reflexo do bem-estar dos nossos colaboradores desde o seu primeiro dia de onboarding, ao seu dia-a-dia no exercício das suas funções, ou quando se preparam para uma nova fase da sua vida, a reforma. Na Fidelidade o nosso foco são mesmo as Pessoas, sejam elas clientes, parceiros ou colaboradores e embora não trabalhemos com o intuito de conquistar prémios, gostamos sempre de ver reconhecido este nosso foco, pelas Pessoas e para as Pessoas. Para que a vida não pare.

 

Jerónimo Martins

No Grupo Jerónimo Martins, a mobilidade é um pilar estratégico na gestão de pessoas e uma das principais ferramentas de motivação e desenvolvimento profissional. Acreditamos que diferentes funções, responsabilidades e experiências são essenciais para impulsionar o potencial de competências e conhecimento dos nossos colaboradores.

Seja através de Mobilidade Interna – que oferece oportunidades de criar valor dentro da organização, expandir o conhecimento e construir as próprias carreiras -, de Recrutamento Interno – com a divulgação de vagas e incentivo à candidatura – ou de Mobilidade Internacional, encorajamos proativamente as nossas pessoas a gerir e assumir a responsabilidade pela sua evolução. Pretendemos que os colaboradores sejam verdadeiros detentores do seu percurso em prol da motivação, satisfação e felicidade organizacional.

 

L’Oréal

Na L’Oréal promovemos a mobilidade de carreira interna e externamente. Desde uma Diretora de Recursos Humanos que se desloca para Paris, para partilhar expertise num projeto altamente estratégico para o Grupo, a um estagiário que parte para Itália num programa Internacional de Estágios, que será certamente uma viagem de desenvolvimento, exportamos muito talento português – temos hoje cerca de 80 portugueses pelo mundo. E se o fazemos além fronteiras, também não existem limites na mobilidade interna, entre funções, níveis hierárquicos, géneros, e ambições, principalmente agora que estamos num Cluster com Espanha que nos permite ter mais oportunidades de carreira e continuarmos a nossa viagem a criar a Beleza que faz avançar o Mundo.

 

Microsoft

Na Microsoft, o plano de desenvolvimento do colaborador é traçado tendo em vista a sua evolução e desenvolvimento a longo prazo. Por isso, independente do background, privilegiamos a capacidade de viver uma cultura de growth mindset – pessoas aprendem tudo por oposição às que acreditam saber tudo. As oportunidades de trabalho e de mobilidade são globais, permitindo a realocação dos colaboradores pelo mundo, apoiando o seu sucesso profissional e pessoal. Os colaboradores têm acompanhamento constante com os mentores e managers e, através do portal interno, têm acesso a todas as vagas existentes a nível global, permitindo a avaliação de oportunidades de progressão na carreira e promoção do crescimento contínuo.

 

Moneris

Na Moneris investimos na gestão integrada do nosso talento, procurando atrair, desenvolver e reter perfis diversos e diferenciadores. Adicionalmente, a nossa dimensão e diversidade geográfica favorecem as oportunidades de mobilidade na carreira.

Desenvolvemos na nossa estrutura dois modelos de carreira igualmente nobres e atrativos – a carreira de especialidade e a carreira de gestão, sustentadas por um robusto plano de formação e envolvimento nos Comités Técnicos, Colégios de Especialidade e Grupos de Trabalho, cujo compromisso em produzir e partilhar informação é um dos pilares da Moneris.

A partilha de conhecimento e de oportunidades são compromissos claros; e o programa de mobilidade interna é vital para assegurar esse propósito.

 

Unilever

A mobilidade na carreira é um dos pilares da gestão de talento da nossa organização. Privilegiamos o recrutamento interno e o desenvolvimento contínuo, desde o Programa de Trainees que promove rotações por diversas funções, até às oportunidades mid-career de mobilidade local e internacional, entre áreas funcionais, categorias de produto, marcas e canais.

Acreditamos que Propósito e Agilidade serão os potenciadores de talento no futuro. Por isso, temos investido em ferramentas como o Career Future Fit Plan (plano holístico que parte do propósito individual e acelera o desenvolvimento) e as Flex Experiences (plataforma de projetos internacionais em equipas agile) que promove novos formatos de mobilidade, antevendo modelos de trabalho futuros.

 

 

Participe e vote AQUI