Mota-Engil e Instituto de Formação da CPLP juntam-se para combater a imigração de risco e colmatar a necessidade de trabalhadores na construção civil em Portugal

O Projecto Integrado de Formação, Capacitação e Mobilidade de Recursos Humanos, iniciativa da Mota-Engil Engenharia e do Instituto de Formação da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), com o apoio de diversas entidades, pretende promover uma maior qualificação do capital humano nos países da CPLP e integrar, em Portugal, trabalhadores dos países pertencentes a esta Comunidade.

 

A 2ª edição já se encontra em preparação e está prevista uma fase de recrutamento para novas áreas de formação tais como a carpintaria de cofragem, armação de ferro e motoristas de pesados. A perspectiva para próximas edições é o alargamento a funções mais técnico-operacionais como electricistas, técnicos de AVAC, canalizadores, entre outras.

Na 1º edição, mais de 34 candidatos provenientes da Guiné-Bissau participaram, no seu país, num programa intensivo de formação e capacitação nas áreas da saúde, higiene e segurança no trabalho, bem como na componente prática ajustada às funções identificadas.

Cerca de 40% dos formandos manteve-se na Guiné-Bissau possibilitando uma reintegração mais qualificada no mercado de trabalho. Os restantes vieram para Portugal e foram integrados em vários projectos da Mota-Engil Engenharia, empresa com quem celebraram um contrato de trabalho por um ano, renovável, com visto de residência associado.

Alinhado com os valores do Grupo Mota-Engil, este projecto agrega uma componente mais pedagógica no combate à imigração irregular e de risco, contribuindo para colmatar a necessidade de trabalhadores no sector da Construção Civil em Portugal. Paralelamente, dá resposta ao desejo de maior desenvolvimento profissional por parte de cada candidato e à necessidade de reforço de mão-de-obra mais qualificada nas comunidades locais do seu país de origem.

Ler Mais