“Não há dois futuros iguais” é o mote da Futurália 2018

A Futurália regressa à FIL com a sua 11ª edição, entre os dias 14 a 17 de Março, para uma edição com imagem renovada e um novo mote – “Não há dois Futuros iguais. Escolhe o teu.”

 

A edição deste ano terá como grande novidade o espaço “Futurália Emprego & Empregabilidade”, direccionado a jovens recém- licenciados, jovens e adultos desempregados ou quem procura mudar de carreira, e que contará com a presença de entidades empregadoras, empresas de Recursos Humanos e Formação e entidades gestoras de programas medidas e incentivos à empregabilidade.

Este novo espaço tem como objectivo divulgar a oferta de soluções de emprego, formação e estágios e divulgar caminhos alternativos para os casos de desemprego de longa e curta duração.

Para Alzira Ferreira, directora da Futurália, «O que se pretende é que este seja um espaço de capacitação e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, e onde vão acontecer sessões de pitching e coaching, de recrutamento e networking, sempre tendo em vista a promoção da interactividade entre os intervenientes e acima de tudo a geração de conhecimento.»

Complementarmente à Feira voltam a realizar-se iniciativas como a Dream Conf – Conferência do Sonhadorismo, o Teatro Inglês Interactivo, diversos workshops e actividades de carácter lúdico e de animação (onde se destaca o Palco Futurália) num certame que pretende oferecer aos jovens a possibilidade de interagir e experimentar várias profissões.

Destaque ainda para o Fórum Futurália que nesta edição terá como tema principal “Educação, Património e Conhecimento”, uma escolha que surge no seguimento da nomeação por parte da União Europeia de 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural, e que pretende promover o debate sobre a importância de estimular o interesse dos jovens pelo património local, nacional e europeu.

A Futurália 2018 volta a reunir um Conselho Estratégico presidido pelo Professor Marçal Grilo e composto por representantes de entidades de referência nas áreas da educação, formação, emprego e juventude. A Fundação AIP através da FIL, espera atingir os 80 mil visitantes e as mais de 500 entidades e empresas presentes com oferta formativa nacional e internacional.

 

Veja também estas notícias

Ler Mais