Não há dúvida, este benefício extra-salarial é chave na retenção e atracção de talento

A terceira edição do seu estudo “Barómetro Seguro de Vida e de Saúde” a WTW, mostra que o seguro de saúde é um benefício cada vez mais valorizado, sendo um factor-chave na retenção e atracção de talento para as empresas em Portugal.

 

De acordo com este estudo, o número de pessoas seguras em Portugal tem aumentado consideravelmente desde 2019. Actualmente, existem já mais de quatro milhões de cidadãos portugueses a usufruir de um seguro de saúde.

O estudo releva que a oferta de um seguro de saúde é um benefício transversal a todos os sectores e a sua inclusão no pacote de ofertas aos colaboradores aumentou. Em 2024, 84% das empresas em Portugal de diferentes sectores, que participaram no estudo “Práticas no Desenho de Benefícios 2024”, oferecem um seguro de saúde como um benefício aos seus colaboradores.

Contudo, factores como a inflação médica, que em Portugal rondará os 10% em 2024, os custos associados aos avanços tecnológicos e o aumento da frequência de utilização de serviços em hospitais privados, estão a levar as seguradoras a planear a mudança do rumo dos seguros de saúde em Portugal como forma de potenciar a sua sustentabilidade. Estas mudanças passam pelo redesenho dos planos disponibilizados, pelo investimento na prevenção e no bem-estar e pela aposta na telemedicina e na saúde digital.

O conceito de prevenção e promoção de saúde estão directamente relacionados com a oferta de serviços de telemedicina e da saúde digital. O conforto e comodidade de cuidar da saúde, sem sair de casa é, cada vez mais, a escolha preferencial dos portugueses. Desde 2020, a adesão a estes serviços é visível: o número de consultas anual destes serviços duplicou nos últimos anos, passando de 93 mil teleconsultas para 197 mil em 2023.

A saúde e bem-estar mental é, também, um dos maiores focos das seguradoras em Portugal. Tem havido um esforço para aumentar as coberturas para os cuidados de saúde mental, permitindo que a prevenção da saúde mental seja uma prioridade dos portugueses.

À luz dos resultados deste barómetro, é possível concluir que a tendência de adesão ao seguro de saúde está a aumentar e que há mais pessoas a usufruírem de seguros de saúde grupo porque as suas empresas compreenderam a importância deste benefício.

Ler Mais