Não resiste à Black Friday? Este ano os portugueses vão gastar mais

O cenário para a Black Friday deste ano revela um panorama de compras menos ponderado entre os consumidores portugueses. De acordo com um estudo da blackfriday.pt, a maioria dos portugueses (74%) planeia gastar, em média, 311 euros durante a Black Friday (dia 29 de Novembro), o que representa um aumento de 7%, comparativamente com a intenção de compra do ano anterior (290€).

 

O estudo da blackfriday.pt, startup internacional dedicada às promoções da Black Friday e da Cyber Monday, em Portugal, revela contudo, o valor gasto pode ser superior, já que 38% dos possíveis compradores referem que pretendem gastar entre 301 e 1000 euros ou mais e 25% planeiam gastar entre 101 a 300 euros. Por outro lado, para 17% dos consumidores, o montante previsto ficará abaixo da média, com máximo de 100 euros. Em contrapartida, 24% ainda não decidiram quanto vão gastar, um número significativamente mais alto face aos 11% que estavam indecisos no ano passado.

O estudo revela uma mudança nas preferências de compra dos consumidores. A moda (58%), que inclui vestuário, calçado e acessórios, continua a ser a categoria mais procurada, registando um aumento significativo em comparação com 2023, quando representava apenas 42% das intenções de compra.

Seguem-se os electrodomésticos (37%), os smartphones (28%), os produtos de beleza, cosméticos e perfumaria, (24%) e, surpreendentemente, as viagens (23%), que surgem pela primeira vez no top 5 das categorias mais desejadas.

O mesmo estudo mostra que 74% dos inquiridos planeiam aproveitar as promoções da Black Friday, representando um ligeiro aumento relativamente ao ano anterior. Apesar de um terço dos consumidores iniciar as pesquisas por ofertas um mês antes do evento, o que justifica o Black November, é na semana antes (27%) ou no próprio dia do evento (19%) que metade dos portugueses planeia fazer as suas compras.

Actualmente, a Black Friday não se limita apenas às compras online e, por isso, mais de metade dos consumidores portugueses planeia fazer compras, em Portugal, tanto online como offline (52%) durante o evento. Em contrapartida, 33% prefere comprar online, enquanto 14% opta por lojas físicas.

Embora alguns consumidores manifestem opiniões contraditórias relativamente à Black Friday e à Cyber Monday, a maioria (78%) mantém uma visão positiva destes eventos, o que representa um aumento de +6% em comparação com 2023. A principal razão, mencionada por 70% dos consumidores, é a percepção de que a Black Friday lhes permite poupar dinheiro.

Por outro lado, o email continua a ser o canal mais importante para 61% dos consumidores, seguindo-se a plataforma da blackfriday.pt (31%), que se tornou tão relevante quanto as lojas virtuais da marca e as redes sociais, principalmente o Instagram (24%), que ainda são uma importante fonte de informação.

O estudo, desenvolvido pela Blackfriday.pt, foi conduzido entre 7 de Outubro e 12 de Outubro e envolveu 428 participantes portugueses, com idades compreendidas entre os 18 e 74 anos. A pesquisa revelou também que 54% das compras durante a Black Friday serão feitas por mulheres, e a maioria dos compradores está localizado na região de Lisboa (40%).

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