Não tem monitor e já não aguenta a vista cansada? E tem dificuldade em concentrar-se em casa? Tem aqui as soluções
A posição do computador face a uma janela, a altura da cadeira, a maior ou menor dimensão do monitor e outros aspectos de que depende o conforto durante o trabalho podem não ter sido acautelados, quando muitos portugueses passaram a desempenhar a sua actividade à distância. A DECO reuniu dicas para melhorar as condições do seu posto de trabalho em casa.
Siga estes três conselhos e vai ver que vai conseguir tirar melhor proveito do trabalho em casa.
Arrumar o espaço
Nem sempre é possível escolher onde instalar o computador, mas, se tiver esse privilégio, rejeite os locais que recebam luz directa intensa, para evitar reflexos no ecrã. O ideal é um ponto da casa em que a luz entre a partir de uma janela, na lateral.
Televisor passa a monitor do portátil
27 a 32 polegadas: monitores para computador maiores não há. Acima destes valores, a distância de visionamento numa mesa de trabalho é tudo menos confortável. Portanto, na missão de “expandir” o ecrã do portátil, não aconselhamos o recurso a um televisor que vá para lá desta fasquia.
Se usar um televisor pequeno, por exemplo, com 20 a 24 polegadas, não precisa de guardar nenhuma distância especial para o ecrã – este é equiparável a um monitor normal. Já se tiver 27 polegadas, equivale a um monitor de computador de grandes dimensões, pelo que convém prever, pelo menos, uns 50 centímetros de distância, até porque a resolução destes televisores nunca é muito elevada. As 32 polegadas são mesmo o limite aconselhado. Aqui, a distância mínima deve andar nos 60 centímetros. E a resolução do televisor deve, idealmente, permitir a reprodução de conteúdos em full-HD.
Ligue o computador portátil ao televisor com um cabo HDMI. Nos televisores menos recentes, também pode recorrer a um cabo VGA.
Para evitar que o portátil fique em standby enquanto trabalha, vá a Configurações > Sistema > Energia e suspensão > Configurações de energia adicionais. Aceda a Definir botões de energia > Quando eu fechar a tampa. Escolha não fazer nada ao fechar o portátil.
Para ajustar a resolução do televisor, vá a Configurações > Sistema > Ecrã > Configurações de vídeo avançadas. Configure o Display 2, que é o televisor. Pode expandir ou duplicar os ecrãs, ou usar apenas um deles. A opção de duplicar mostra exactamente o mesmo em ambos, o que é pouco útil. Já ao expandir, os dois monitores são usados de forma complementar: por exemplo, num deles, pode ter um relatório e, no outro, uma tabela de Excel com dados que precisa de consultar. Se só usar o televisor para trabalhar, a resolução optimizada deste é seleccionada de forma automática pelo computador. E, ao abrir o ecrã do portátil, passa a trabalhar automaticamente no modo de “Expandir estes ecrãs”.
Os modos usados para ver televisão, como o standard ou o vívido, pioram a imagem quando é conectado um computador. Mude para o modo de jogo, filme ou PC: os nomes variam consoante o televisor.
Auscultadores que “desligam” o ruído de fundo
Se trabalha num ambiente ruidoso e tem dificuldade em manter a concentração, auscultadores com redução activa de ruído podem ser a solução.
O investimento inicial é considerável. Modelos com bom desempenho custam desde 100 euros. Se quiser pagar menos, terá de abdicar de alguma qualidade.
Mas estes auscultadores têm grande versatilidade. Pode usá-los para ouvir música num momento de lazer ou enquanto trabalha. E, como todos os modelos analisados incluem microfone e permitem controlar chamadas, servem ainda para conversar com os colegas de trabalho, via aplicação de videoconferência. Funcionam, finalmente, como sistema de mãos livres para atender telefonemas ou como controlo do leitor de música do smartphone.