NATO Innovation Challenge realiza-se em Lisboa pela primeira vez

Lisboa vai acolher, pela primeira vez, o Pitch-Day e a cerimónia de entrega de prémios do NATO Innovation Challenge – Spring 2021, no próximo dia 29 de Junho. Com o concurso coorganizado pela Direcção-Geral de Recursos da Defesa Nacional e o Centro de Inovação da NATO, a oitava edição do desafio internacional visa dotar a NATO com novas, criativas e eficientes formas de responder aos desafios de consciencialização no âmbito da esfera espacial.

 

Serge Da Deppo, fundador do NATO Innovation Hub, afirmou «uma vez mais, o nosso Innovation Challenge vai oferecer novas formas da NATO olhar para um tópico complexo, relevante e estimulante – o domínio espacial. Temos também o prazer de anunciar que, este semestre, vamos juntar-nos a um dos mais novos membros da nossa rede, a Direcção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, de forma a tornar o nosso Pitch-Day e a cerimónia de entrega de prémios da Primavera de 2021 um grande sucesso».

Utilidade (impacto potencial da solução proposta), inovação (é uma ideia genuinamente nova ou uma solução já existente) e Viabilidade (é fácil e barato de desenvolver e implementar) são os critérios de pré-selecção na primeira fase eliminatória do concurso. Esta baseia-se no abstract ou sumário-executivo (texto com um máximo de 4500 caracteres, cinco gráficos, fotos ou slides e um vídeo/áudio de quatro minutos), que deve explicar o problema específico a resolver, a solução proposta e mencionar o nome da equipa e a respetiva lista de membros.

Lançado a 26 de Março, os inovadores têm até este sábado, 22 de Maio, para se inscreverem para participação e, até 23 de Maio, para enviarem a solução a concurso aqui. Finalmente, a 29 de Junho, antes de serem escolhidos os vencedores, os 10 finalistas farão o seu pitch (apresentação) “ao vivo” perante os membros do júri, presidido pelo General de Brigada, Poul Primdahl, Exército Dinamarquês, chefe de Gabinete Adjunto de “Requirements” da ACT na NATO (ACOS Req), e uma audiência composta por peritos e especialistas em defesa e no âmbito da esfera espacial.

Aberto a empreendedores, designers, inventores, engenheiros, cientistas, programadores, inovadores e outros, o NATO Innovation Challenge está à procura de soluções inovadoras que ajudem a melhorar a consciência do domínio espacial para (i) coligir e analisar todas as informações relevantes provenientes de fontes abertas; (ii) avaliar e prevenir qualquer disrupção ou rejeição das capacidades e serviços no domínio espacial; e (iii) visualizar e apresentar a informação no domínio espacial de forma inovadora e diferenciada, para facilitar uma tomada de decisão rápida e eficiente.

As melhores propostas na presente edição do NATO Innovation Challenge vão ajudar a informar e a apoiar o desenvolvimento da futura doutrina militar, os padrões e requisitos da NATO e o desenvolvimento de novas capacidades.

Os parceiros da oitava edição do NATO Innovation Challenge incluem o Comando Aliado da Transformação (ACT) da NATO, o Estado-Maior-General das Forças Armadas, a Agência Espacial Portuguesa, a Agência Espacial Europeia, o Instituto para a Inovação e Empreendedorismo, a Universidade de Old Dominion, o Comando Espacial Francês (TBC) e a NASA.

Ler Mais