Nova SBE lança programa para ajudar as empresas de Turismo

Para trazer às pequenas e médias empresas os recursos, dinamismo e inovação determinantes para vingarem nesta nova era do Turismo, a Nova SBE, através do Entrepreneurship Hub e do Westmont Institute of Hospitality, lança o programa CheckIn – Tourism Innovation on Campus, com o patrocínio do Turismo de Portugal.

 

A incerteza, o medo do contágio, o confinamento, o fecho das fronteiras, provocados pela pandemia, levaram a uma interrupção do sector do turismo, que viu a sua actividade reduzida a mínimos históricos. Desta forma, a inovação e a tecnologia tomam um papel principal na reconstrução, e preparação do sector.

É neste contexto que nasce o CheckIn – Tourism Innovation on Campus, um esforço conjunto destas entidades para encontrar as melhores soluções desenvolvidas por startups nacionais e internacionais, e colocá-las ao dispor das pequenas e médias empresas do sector.

O programa conta com a participação de 14 parceiros PMEs e institucionais representativos de diversos verticais do sector (hotelaria, alojamento local, animação turística e agências de viagens), entre eles a Amazing Evolution, APECATE, Boost, Campigir, Cosmos Active, FeelsLikeHome, Go4Travel, GuestCentric, HotelShop, Nonius Hospitality Technlogy, Osiris, Portugal Trails, Selina Hotels e TravelStore.

O processo de selecção das startups mais inovadoras já arrancou e vai decorrer ao longo de três meses, com as candidaturas a fecharem a 23 de Janeiro, seguindo-se uma fase de co-desenvolvimento de produtos-piloto entre as 20 finalistas e as 14 PMEs.

Digitalização e Contactless, Saúde e Higiene e Sustentabilidade são as áreas de desafio a que o programa procura responder com novas soluções, prevendo-se que em Junho sejam apresentadas.

«Assumindo-se como uma plataforma dinâmica onde as ideias e projectos fluem de forma livre e estão em constante desenvolvimento, a Nova SBE pretende agregar um diversificado conjunto de intervenientes na promoção de um programa de inovação aberta com uma estreita articulação entre a Academia, as empresas do sector e as startups. Desta forma, a escola pretende assumir um papel activo e responsável na preparação das empresas de hoje para o Turismo de amanhã», lê-se em comunicado.

Ler Mais