Nove em cada 10 empresas já estão a testar a IA generativa. O foco está em três factores-chave

A IA generativa encontra-se praticamente omnipresente nos negócios a nível global, sendo que quase 9 em cada 10 empresas actualmente (87%), acima dos 83% registados em Outubro de 2023, já adoptaram ou estão a testar esta tecnologia. Os dados são do Quarterly Executive Survey on AI: Four Themes Emerging, o mais recente inquérito proprietário e intersectorial da Bain & Company dedicado a esta temática.

O estudo da consultora estratégica adianta que mais de 60% das empresas inquiridas colocam-na entre as suas três grandes prioridades (top 3) para 2024 e 2025 e 87% no top 5 das suas prioridades para os próximos três a quatro anos. Em média, assegura a Bain & Company, as empresas estão a alocar quase de cinco milhões de euros anualmente para as actividades de IA generativa e infraestrutura tecnológica – valor que, no caso das 20% maiores empresas a nível mundial, sobe para os 50 milhões por ano.

O inquérito da Bain & Company realizado a executivos seniores de 200 empresas em todo o mundo, metade das quais ligadas ao sector tecnológico, evidencia um compromisso de escala e em ritmo acelerado com o número de pessoas alocadas de alguma forma à IA. E, à medida que as empresas correm para aproveitar o potencial da IA generativa e capturar as suas vantagens competitivas, o estudo sinaliza que o maior foco dos executivos neste campo passa por aproveitar os benefícios em termos do aumentos nas receitas, bem como da eficiência e da produtividade aprimoradas. Ambas as metas são citadas por 68% das empresas inquiridas.

Apesar disso, os dados também revelam a necessidade de as empresas intensificarem o seu foco na melhoria do aproveitamento das vantagens da IA generativa. De facto, apenas 36% dos executivos revelam que a sua organização tem uma visão forte e bem definida da adoção da IA, com um roteiro e expetativas de valor claras.

Além disso, um quinto das organizações (21%) tem ideias sobre a implementação da IA generativa, mas ainda não fez esforços coordenados para a adoptar. Mesmo assim, os dados também indicam que a IA generativa está a responder ou a exceder as expetativas das empresas em 75% dos casos.

À medida que a adopção da IA generativa aumenta, as preocupações em torno da prontidão e da capacidade organizacional também aumentam, concluiu a Bain & Company. Nesse sentido, há quatro questões ou temas que emergem desta análise e mostram como as empresas estão a pensar a tecnologia: (i) entrega de valor, (ii) cinco áreas promissoras (vendas, desenvolvimento de software, marketing, assistentes nas áreas do conhecimento e serviço ao cliente), (iv) tecnológicas à frente na sua adoção, e (v) comprar ou construir soluções proprietárias.

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